O que é o Desafio Despensa e Porque o Deves Fazer

by Cath

Se me segues há algum tempo, sabes o quanto gosto de um desafio despensa.

Já fiz vários desafios despensa que duraram um mês e documentei dois deles aqui no blog, um desafio despensa em 2020 e outro desafio despensa em 2018. Para além disso, costumo parar de ir às compras uma vez por mês durante uma semana e, faço assim, um desafio despensa por mês. É a oportunidade perfeita para usar o que tenho em vez de comprar mais, dessa forma estou não só a poupar dinheiro, mas também a poupar tempo.

Embora eu goste de ir às compras, por vezes é bom não ter que ir – mais tempo para tricotar!

Mas já me estou a adiantar, deixa-me primeiro dizer-te o que é este desafio despensa.

O que é um desafio despensa?

frascos com comida numa despensa

Um desafio despensa é um desafio em que num determinado período de tempo, estás a usar o que já tens em casa, em vez de ir ao supermercado. O desafio é descobrir o que fazer com ingredientes que já tenhas em casa.

E embora se chame um desafio despensa, a ideia é não ir mesmo às compras, por isso não é só sobre a despensa! Também tem como objetivo usar tudo o que tens no congelador e no frigorífico.

Regularmente, o que acontece quando não sabes o que cozinhar para o jantar?

Vais ao supermercado para comprar alguns ingredientes que sabes que vão ser rápidos de preparar, aqueles ingredientes que funcionam para ti mesmo quando estás cansado?

Quando estás a fazer um desafio despensa, os ingredientes que tens em casa têm de funcionar.

Há alturas que temos tanta comida em casa, mas ainda assim vamos ao supermercado buscar alguma coisa (e compramos mais do que tínhamos planeado).

Sou culpada de fazer isto – sair do trabalho super cansada, comprar algo só para desenrascar em vez de usar o que tenho – por isso é que me apoio bastante na preparação de refeições para evitar isto.

A realidade é que não quero fazer decisões, por isso recorro ao mais fácil: comprar algo e fazer uma refeição com o que comprei.

Num desafio despensa, não podes fazer isto.

No início, pode parecer demasiado restritivo mas a verdade é que acaba por ser libertador, mata muitas possibilidades. Ajuda-te a decidir quando não o queres fazer. Porque ir às compras está fora de questão.

Fazer um desafio despensa é a melhor forma de limpar a tua despensa, frigorífico e, congelador, usar tudo o que estás a esquecer propositadamente (ou não) que tens.

É uma forma de te desafiar a ser mais criativa na cozinha e também poupar dinheiro.

Ficaste curioso?

Porque deves fazer um desafio despensa

Poupar dinheiro

apple core following 4 stacks of coins
Quando estás a fazer um desafio despensa, tu decides se não vais ao supermercado ou se compras apenas ingredientes frescos.

De qualquer das formas, estás a poupar dinheiro.

Um desafio despensa é uma forma de ajudar a esticar o orçamento ao final do mês. Quando estás a experimentar uma receita, em vez de comprares o que falta, tentas arranjar uma alternativa.

É fácil de esquecer quanta comida já tens em casa. Comida que é mais que suficiente para te alimentar e quem vive contigo.

O objetivo principal é fazer-te entender o que tens e o que podes fazer com isso, em vez de ir para as tuas refeições do “desenrasque”.

A comida fica triste por ser ignorada

Deixa-me dizer-te outra coisa que te está a fazer desperdiçar dinheiro: toda a comida que ignoraste durante imenso tempo que expirou ou que está estragada.

Estás a comprar comida para deixá-la ficar parada até se estragar? Como podes poupar dinheiro assim?

Não há nenhuma razão para desperdiçar dinheiro e comida. O que me leva ao meu próximo ponto.

Reduzir desperdício alimentar

lots of plastic bags on top of each other

Sabias que o teu desperdício alimentar não se decompõe no aterro? Se não fazes compostagem, o teu desperdício alimentar vai acabar num aterro, um sítio onde o teu desperdício alimentar não tem oxigénio suficiente para se decompor da melhor forma. O desperdício alimentar que se decompõe nos aterros liberta metano, um gás de estufa mais forte que o dióxido de carbono.

Reduzir o teu desperdício alimentar pode ser a forma mais fácil de ser mais amigo do ambiente – é fácil pensar que ser mais amigo do ambiente implica gastar mais dinheiro mas na verdade, reduzir desperdício alimentar é uma daquelas coisas que tem muito impacto e que não te costa nenhum cêntimo, até te ajuda a poupar dinheiro.

Provavelmente tens ingredientes na tua despensa que já quase passaram da validade, ingredientes que te esqueceste completamente.

Não queres que se estraguem nem que passem a sua data de validade pois não?

Ao fazer desafios despensa regularmente, estás a reduzir a probabilidade desses ingredientes fora da validade existirem em tua casa. Especialmente se o fizeres uma vez por mês ou várias vezes por anos, o “desafio despensa de manutenção” que faço uma vez por mês durante uma semana ajuda-me a manter os meus extras controlados.

E lembra-te, tudo o que deitas fora, é dinheiro que estás a deitar para o lixo.

Isso quer dizer que o dinheiro vai render mais, porque o que compras é usado e não desperdiçado.

Destralhar o excesso

Uma outra grande vantagem do desafio despensa é destralhar.

Lembras-te daqueles ingredientes que usaste para uma receita xpto?

Ficaste com muitos restos de ingredientes que nunca usas e que não sabes o que fazer com eles.

Como não sabes o que fazer deles, vão para a prateleira e esperas magicamente que uma ideia de como os usar venha algures no tempo.

Infelizmente, é muito mais provável nós cozinharmos ingredientes que sabemos como cozinhar.

Ao participar num desafio despensa, estes ingredientes podem brilhar. Porque é a oportunidade de usá-los e fazer o máximo com eles.

Tudo volta aos primeiros dois pontos: estás a poupar dinheiro e a reduzir desperdício alimentar ao livrar-te de tudo o que não precisas. E quando digo livrar, quero dizer, usar!

Isto também significa que a próxima vez que vais às compras, tens espaço para comida que adoras, em vez de ingredientes que não te ajudam em casa. Não queres que a tua despensa e/ou congelador estejam cheios destes ingredientes, estão a usar o teu espaço bastante precioso.

Usar o stock

pantry with various jars with food
Se tens a tendência de fazer stock de alguma comida ou tens imenso espaço (irei-te, por vezes, invejar porque vivo num apartamento pequeno!), talvez estejas a comprar mais que precisas.

Tens os extras para emergências, até aí tudo bem.

Mas também há aqueles ingredientes que compraste em promoção porque estavam SUPER baratos mas rapidamente percebeste que foi um momento de distração “porque comprei tantas latas de atum quando não como assim tanto atum?”, esse tipo de perguntas.

Não está a ajudar-te de forma nenhuma se compraste em promoção mas depois não os usas.

O desafio despensa é uma forma de te dar um empurrão para usares e, talvez não comprar de novo, mesmo estando em promoção, talvez não sejam ingredientes que façam sentido para ti ou para o teu estilo de vida. Não faz sentido estar a fazer stock de comida que sabes que nunca vais usar.

Um desafio despensa vai ajudar-te a usá-los e ao usá-los vais lembrar-te em não o repetir. A memória de comer aqueles ingredientes durante tanto tempo para os usar, não te vai deixar esquecer.

Ser criativo na cozinha

two hands above a dish

Vamos falar do lado criativo de um desafio despensa porque há um. Vamos ser sinceros: se não houvesse talvez não o fizesse com tanta frequência como faço.

Desafio “caixa mistério”

Gostas de ver programas de culinária?

Em grande parte deles, há pelo menos um episódio que é sobre uma caixa mistério – um desafio em que têm uma caixa cheia de ingredientes que devem ser usados no prato que vão confeccionar.

Até há um programa que se foca só nestas caixas, chama-se “Chopped”. Adoro este programa e vejo com muita frequência, cada uma das caixas têm ingredientes tão diferentes. É divertido ver como é que incorporam ingredientes como chips de queijo numa sobremesa.

O desafio despensa é muito similar a este tipo de desafios, ao dar-te restrições no que podes ou não podes cozinhar.

Decisões infinitas = 100% assoberbado

E se pensas que darem-te restrições na cozinha é um pesadelo, acabei por descobrir exatamente o contrário. Menos decisões para fazer, sinto-me menos assoberbada porque sei que aquilo que tenho tem de ser suficiente.

Vais ficar surpreendido com aquilo que te lembras de fazer quando não tens a opção de comprar um ingrediente para fazer aquela refeição.

Além do mais, vais encontrar novas receitas que queres repetir. Sempre que termino um desafio despensa de um mês, acabo por ficar com alguns pratos que passam a ser os meus novos favoritos, alguns deles nunca teria considerado sem fazer um desafio despensa.

Como começas um desafio despensa?

Se estás farto de desperdiçar comida que não sabias que tinhas, faz um desafio despensa.

A verdade é que a única coisa que precisas é parar de ir às compras durante um mês inteiro (ou então se preferires, comprar só frescos!).

Dito isto, entendo quão intimidante é ter tanta coisa em casa e não saber por onde começar e como usar tudo o que tens, por isso é que criei um guia justamente para isto.

Tem como objetivo ajudar-te do início: primeiro ver o que tens, planear e arranjar-te formas de usar certos ingredientes. Tem também várias receitas feitas especialmente para serem alteradas e usar o que tens e também receitas que usam apenas ingredientes que tens na despensa (quando já não tiveres ingredientes frescos).

E também algo muito importante, explico-te como gostares e te divertires durante este desafio despensa e como convencer a tua família. Há alturas que vais querer desistir e com estas dicas, vais persistir e divertir-te.

You may also like

Leave a Comment