5 dicas para preparar refeições para pessoas ocupadas

by Cath
0 comment

Sinto que muitas pessoas poderiam beneficiar de preparar refeições mas que não o fazem porque não têm tempo. A verdade é que não é preciso demorar a tarde inteira de Domingo para preparar as refeições para a semana. Para começar a preparar refeições o mais importante é identificar qual é o método que mais se adequa ao teu dia-a-dia e o que te vês a continuar durante muito tempo.

Sê honesto contigo próprio. Os pontos que se seguem visam ajudar-te a passar menos tempo na cozinha mas continuando a comer refeições caseiras para poupares dinheiro e comeres de uma forma mais saudável.

Não complicar

Antes de mais quero começar pelo ponto mais importante e uma continuação do que disse acima, não compliques.

Muitas vezes acabamos por nos sabotar a nós próprios porque queremos fazer as coisas da melhor forma possível. Isso não vai fazer com que mudes de hábitos e comeces a fazer mais refeições em casa. O que vai ajudar-te a mudar é fazer coisas que não perturbe demasiado o teu dia-a-dia. Sei que estás neste momento cheio de vontade mas a motivação desaparece e criar um hábito é mais importante a longo prazo. Se queres comer saudável e não queres passar muito tempo na cozinha, foca-te em preparar refeições de forma simples.

Fazer sempre mais porções

Uma forma muito fácil de ter refeições para a semana é simplesmente fazer mais comida sempre que se cozinha.

Por exemplo, Sábado, se vou fazer uma refeição, em vez de fazer só para 2 refeições, faço para 4. Assim fico com mais 2 refeições para os almoços da semana. Se eu fizer isso Sábado e Domingo todas as refeições, significa que eu e o meu namorado vamos ter mais 8 refeições. Já temos almoços até Quinta-feira.

Na verdade fazemos sempre isto, não apenas ao fim-de-semana, só se a refeição não aquecer bem ou não tiver ingredientes suficientes. Gostamos de comer comida aquecida e assim não tenho de me preocupar sempre com o que comer todos os dias.

A próxima vez que cozinhares durante o fim de semana, duplica as porções. Já estás a cozinhar e já e acabas por ficar com almoços ou jantares para a semana. Não é preciso ficar a tarde toda de Domingo a fazer comida para toda a semana. Nem sempre há tempo para isso e acaba por ser muito mais cansativo.

Fazer sopa

tupperwares com sopa

Sopa é algo simples de fazer e muito nutritivo. Podes fazer grandes quantidades e comer sopa para o jantar. Podes fazer com que tenha mais proteína se adicionares feijão (ou grão de bico meio tostado no forno) na sopa ou podes também variar e acompanhar uma sopa de legumes simples com algo diferente preparado enquanto a sopa está a aquecer.

Ideias para acompanhamentos caso não queiras comer apenas sopa

Qualquer coisa com ovos, ovos cozidos, ovos mexidos com ervas; um pequeno bife com salada, uma tosta com manteiga de amêndoa, há imensas possibilidades! Mas não te esqueças do primeiro ponto deste post, simplicidade!

Fazer uma refeição no forno e outra no fogão

No dia de preparar as refeições da semana, em vez de fazer tudo no forno e outra no fogão, pode-se usar os dois ao mesmo tempo para evitar tempos de espera.

Fazer assados no forno e preparar outra refeição no fogão significa que no fim fez-se dois tipos de cozinhado sem demorar tanto tempo.

Se tiveres mais travessas no forno, podes até fazer duas refeições diferentes no forno.

Em vez de preparar refeições, preparar acompanhamentos

Se não gostas de comer a mesma coisa todos os dias, esta pode ser a solução para ti!

Para conseguires ter variedade sem passar muito tempo na cozinha, podes preparar acompanhamentos em vez de preparar refeições. A premissa é simples: preparar vários ingredientes e depois combiná-los de forma diferente durante a semana.

Eis um exemplo do que fazer no dia de preparar as refeições:

  • grelhar três peitos de frango
  • cozer dois ovos, quinoa, brócolos
  • preparar alface

No resto da semana, eis as refeições que podes fazer:

  • peito de frango grelhado com quinoa e brócolos – regar com um molho feito com molho de soja, óleo de sésamo e sementes de sésamo
  • salada de alface com ovo, frango desfiado com queijo feta por cima
  • brócolos e peito de frango grelhado temperados com alho picado e azeite
  • salada de alface com quinoa fria e ovo, com algumas nozes por cima e temperada com azeite e limão

Estas refeições são ligeiramente similares mas acabam por ser diferentes o suficiente para não parecer que estás sempre a comer o mesmo.

E são estas as minhas dicas para prepares refeições mesmo que não tenhas muito tempo. Se preferires usar um dia de descanso para fazer imensas refeições, por exemplo para o mês todo, talvez o melhor passo para ti seja congelar refeições e depois ir aquecendo durante o mês mas algumas destas dicas continuam a ser válidas para fazer mais rapidamente várias refeições.

You may also like

Leave a Comment