Comprar usado com a pandemia de COVID-19

by Cath

As nossas vidas mudaram muito desde o início da pandemia. Embora o vírus ainda esteja por cá, muitos países estão a tentar ao máximo regressar a um novo normal. Um normal que significa manter distanciamento social e desinfetar as mãos várias vezes por dia, adaptar: aquilo que nós humanos somos tão bons a fazer.

Por essa razão, decidi partilhar contigo algumas dicas de como ir às lojas de venda em segunda mão neste “Novo normal”. Está à vontade para odiar esta expressão, eu até gosto porque tem a palavra “normal” lá: se é normal é bom, não?

Usa uma máscara

Embora usar uma máscara não garante que não apanhes COVID-19, baixa drasticamente a probabilidade.

As máscaras têm como objetivo proteger-te não só a ti como os que estão à tua volta da propagação de gotículas. Se tens COVID-19 mas não tens sintomas, usar uma máscara pode ajudar com que os outros não ficam infetados.

Por isso, usa uma máscara para o bem de todos.

Mantém o distanciamento social

Tenta manter-te longe de outras pessoas que estão nas lojas ou mercados em segunda mão. Distanciamento social é a melhor forma de prevenir a propagação do virus e, embora possa ser difícil em lojas mais pequenas, faz o teu melhor para evitar contacto direto com outros clientes.

Desinfeta as tuas mãos na entrada e na saída

Se tens COVID-19 nas tuas mãos quando entras na loja, ao desinfetares as mãos, estás a evitar que entre o vírus na loja. Se toda a gente usar uma máscara e fizer isto, as probabilidades do vírus estar na loja decresce imenso.

Ao desinfetares as mãos à saída, estás a manter-te seguro se por acaso tiveste contacto com o vírus.

me using a mask in a second hand store looking at the clothes

Lava as mãos ao chegar a casa

Se tens andado fora, lava as mãos. Eu tenho feito isto desde que isto da pandemia começou, mesmo que só saía por um bocadinho e não entre numa loja. É um hábito simples de implementar e desta forma podes reduzir a probabilidade de ficares infetado.

Limita as tuas idas às compras

Se vais com frequência às lojas e mercados em segunda mão, talvez seja uma boa ideia limitar o número de vezes que vais. Em vez de ir todas as semanas, vai uma vez por mês. Ao limitar a quantidade de vezes que vais, estás a diminuir as chances de apanhar o vírus.

É como ir ao supermercado, eu costumava ir todas as semanas ao supermercado e agora tento ir apenas uma vez por mês e fazer desafios despensa para garantir que não desperdiço comida.

Evitar tocar em objetos que não vais comprar

Mesmo que não tenhas o vírus, evita tocar em objetos que não sabes se vais comprar.

O hábito de tocar em tudo pode ser difícil de vencer mas faz o esforço.

Mesmo que desinfetes as mãos, porquê tocar em tudo só porque sim?

Lava tudo logo que chegues a casa

Isto já era algo que eu fazia antes do COVID-19. Quando compro roupa nova, eu lavo-as antes de usar, porque não haveria de fazer o mesmo para a roupa comprada em segunda mão?

Se não vais comprar roupa, podes também optar por pôr o objeto em quarentena.

Ainda há muita controvérsia sobre este tópico mas estes dois estudos: um e dois, indicam que o vírus do COVID-19 pode ficar em superfícies durante 3 dias (embora dependa do tipo de superfície). Embora a probabilidade de contaminação de tocar nestas superfícies com o vírus parece ser pequena, prefiro não arriscar.

Por isso, ou lava o que compraste ou põe em quarentena.

Maior parte destas dicas são dicas que devias seguir em todas as lojas durante esta pandemia. A forma mais fácil de fazer o mundo mais seguro neste momento é termos todos mais cuidado.

Se não estás pronto para ir comprar nas lojas e feiras em segunda mão, está tudo bem. O meu objetivo com esta publicação é dar-te dicas para comprar de forma mais segura, não dizer-te o que deves ou não fazer na tua situação, porque eu na verdade não conheço a tua situação.

Demorou-me algum tempo para ir a lojas e restaurantes, e todas as cidades e países estão em patamares diferentes relativamente à pandemia.

E mesmo que os casos no teu país estejam estáveis, se estás num grupo de risco (ou alguém da tua casa pertence a um grupo de risco) toma conta de ti e dos teus. Sai apenas de tua casa para ir comprar usado quando te sentes seguro. E se não podes sair de casa, porque não comprar online?

hand holding phone with plant in the back

Verifica se a tua loja de usados favorita tem uma loja online ou está a vender no Instagram ou no Facebook

Devido ao confinamento, lojas de usados tiveram de arranjar uma forma de se reinventar, muitas delas abriram lojas online porque as suas lojas estavam fechadas.

Estas lojas começaram a vender online, não só para conectar com os seus clientes mas também como forma de continuar o seu negócio.

Continua a apoiar as tuas lojas favoritas mas online! Eles vão ficar agradecidos. Talvez a tua compra ajude-os a sobreviver nestes tempos difíceis.

You may also like

Leave a Comment