Como Fazer Desodorizante Caseiro

by Cath
0 comment

Vamos falar sobre algo nada bonito sobre mim: sou malcheirosa.

A minha mãe não usa desodorizante há anos – mesmo que ela sue não cheira mal. Tenho alguma inveja disto e pergunto-me porque não fiquei com estes genes.

Experimentei várias marcas ao longo dos anos e aquela que funciona sempre é a Nivea.

Mas comecei a preocupar-me sobre a quantidade de embalagens que vem num frasco de desodorizante de Nivea e também o seu conteúdo. Há muitos ingredientes que estou a absorver pelas axilas que não são bons para mim.

A busca por um desodorizante lixo-zero

Mas sempre que tentei mudar, acabava por voltar ao Nivea.

Tenho um sentido de olfacto apurado e se sinto que estou a cheirar mal sinto-me logo constrangida e isso fazia com que voltasse para o Nivea.

É uma das coisas que achei muito difícil nesta jornada para viver mais “zero waste”. Começar a usar guardanapos de pano super fácil, mudar de desodorizante MUITO difícil.

Apesar disso, continuava a tentar encontrar um desodorizante lixo zero que funcionasse para mim.

A pedra alum foi um falhanço enorme, e outros tantos também.

Tive sucesso com o desodorizante “Ben&Anna”, depois de tantos meses à procura, mas é um pouco caro.

Desodorizante caseiro que realmente funciona?

E a partir daí, decidi experimentar fazer o meu desodorizante lixo zero em casa. Claro que adoro fazer coisas e então isto era mais uma desculpa apra uma nova experiência, há algo mágico em ter o poder para fazer o próprio desodorizante. E o melhor desta experiência? Este desodorizante feito em casa funciona muito bem para mim!

Claro que nada é lixo zero, há sempre desperdício. A manteiga de karité que comprei veio numa embalagem de plástico, mas com ela consegui fazer manteiga corporal caseira, sabonetes e barrinhas hidratantes também por isso considero ser mais amigo do ambiente.

Irá deixar nódoas na minha roupa?

Estava com algum receio deste problema porque muitos dos desodorizantes que experimentei deixaram nódoas na minha roupa. Para evitar isto ao usar o teu desodorizante caseiro, aplica-o logo ao sair do banho e deixa secar. Só depois de estar seco, põe a tua roupa. O que costumo fazer é lavar os dentes e pôr as minhas calças enquanto o desodorizante está a secar. Isto ajudou-me a evitar as nódoas.

Dura o dia inteiro?

Depende. Quero ser o mais sincera possível aqui porque ao tentar encontrar um desodorizante que funcionasse para mim, encontrei muita informação contraditória. Se é um dia muito stressante ou um dia muito quente, preciso de aplicar de novo à hora de almoço. Isto não é difícil de fazer, ponho dentro da casa-de-banho no trabalho. Ponho um pouco menos do que ponho em casa e deixo secar um pouco para evitar manchas.

Adicionar o óleo essencial de árvore de chá (também conhecido como tea tree) faz toda a diferença. Fiz um só com alfazema e estava a cheirar mal muito mais depressa do que quando tinha o de árvore de chá. Se és alérgico ao óleo essencial de árvore de chá, experimenta óleo essencial de óregãos, tomilho ou cravo que também são conhecidos pelas suas propriedades anti-bacterianas. Irei experimentar para a próxima e actualizar também esta publicação.

deodorant in small jar without lid

É verdade que há um período de adaptação?

Sim há. O meu conselho para ti é que passes 2 dias sem desodorizante – caseiro ou normal – e só depois comeces a usar o teu desodorizante natural. Isto ajudará as tuas axilas a livrar-se de toxinas, se cheirarem mal lava-as com sabão normal. Se não podes fazer isso, troca para o desodorizante caseiro e sê paciente. Os primeiros dias são os mais complicados e depois de passado uma semana ou duas já estás de volta à normalidade.

Antes de deitar, hidrata as tuas axilas neste período de transição, isto é importante para as nutrir depois desta mudança.

Como fazer desodorizante natural caseiro

Uma das coisas que adoro nesta receita é que é muito rápida de fazer. Não há muitos passos, é só misturar tudo, deixar derreter tudo em banho-maria ou no microondas, pôr para um frasco e está pronto! Mesmo fácil.

Tens de ter cuidado em relação a uma coisa: não queres que a mistura dos óleos esteja demasiado quente ao adicionar os óleos essenciais, senão os óleos essenciais vão evaporar.

deodorant in small glass jar with lid closed

Homemade deodorant recipe

Vamos falar sobre algo nada bonito sobre mim: sou malcheirosa. A minha mãe não usa desodorizante… Ecológico Como Fazer Desodorizante Caseiro European Print This
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat

Ingredients

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de pó de araruta
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de manteiga de karité
  • 4 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 3 gotas de óleo essencial de árvore de chá (tea tree)

Instructions

1. Coloque água numa panela até a água ocupar cerca de 1/3 da capacidade total da panela.
2. Colocar todos os ingredientes, excepto os óleos essenciais, numa taça (de metal ou vidro). Simmer a few inches of water in a saucepan.
3. Pôr a taça em cima da panela, garantido que
2. Add all the ingredients, excluding the essential oils, into a mixing bowl (metal or glass)
3. Stack the mixing bowl on top of the saucepan, making sure the bowl fits snugly.
4. Carefully mix everything together until incorporated. Remove from heat.
5. Let it cool off for about 1 minute and add essential oils, mix.
6. Transfer to a clean jar.

Não encontro pó de araruta perto de mim!

Podes substituir pó de araruta por amido de milho (a famosa maisena) ou amido de batata, algo que preciso de testar também mas como têm texturas muito similares, acredito que funcione.

Faz o teu próprio desodorizante hoje!

E diz-me como correu, adorava saber a tua experiência em usar o teu desodorizante natural.

References:
https://www.nature.com/articles/s41598-017-08673-9/

You may also like

Leave a Comment