Como Fazer Manteiga Corporal em casa

by Cath
0 comment

A pele é o maior órgão do corpo humano. Mas nem sempre o tratamos muito bem, a verdade é que muitas vezes fica em segundo plano. Não pomos protector solar nem creme, não tomamos conta dela, a nossa pele sente-se niglenciada.

Embora eu ponha quase todos os dias protector solar, sempre fui má a pôr creme.

Noto isso mais agora que vou ao ginásio porque vejo que a maior parte das senhoras põe creme depois do banho. E eu estou lá sem pôr creme! Tenho tentado melhorar isso principalmente porque a minha pele tem tendência a ficar seca, principalmente na zona mais baixa das pernas.

Cremes corporais são bons para manter a hidratação da nossa pele.

Depois de ter feito o meu sabão, fiquei com alguns ingredientes a mais e pensei: porque não experimentar outras receitas com estes óleos e manteigas? E daí a ideia de fazer esta manteiga corporal hidratante. Vi esta receita e decidi alterá-la ao meu gosto.

Visto que grande parte das manteigas corporais que se vendem têm conservantes e outros aditivos que não sabemos se são bons para nós, esta é uma alternativa caseira que não só é mais barata como também é personalizável para cada gosto.

mão a segurar frasco com manteiga corporal caseira

Esta receita faz um creme muito gordo, é incrível para aquela pele de inverno e para tratar aquela pele gretada que já levou com muito frio. Pessoalmente para o Verão é capaz de ser demasiado gordo, depende do teu corpo, deixo ao teu critério. É também ótimo para os avós que já têm uma pele mais fraca e que precisam de mais hidratação. Ofereci um dos cremes à avó do Daniel e ela adorou! Fiquei super feliz por ela ter gostado.

O que difere isto aos cremes comerciais é que demora algum tempo a absorver, por isso (e como disse acima é muito gordo), aconselho massajar bem a pele enquanto se está a pôr o creme e deixar secar um pouco antes de se vestir para evitar manchas na roupa. Isso torna mais um pouco mais chato usar um creme corporal caseiro mas depois de veres quão suave a tua pele fica depois de usares este creme acho que não te vais importar.

Estes cremes hidratantes caseiros fazem boas prendas, num pequeno frasquinho, aromatizado no cheiro favorito da pessoa.

Receita manteiga corporal caseira

Ingredientes

  • 200gr manteiga karité
  • 100gr óleo de coco
  • 10gr cera de abelha
  • 10gr óleo ricino
  • 80gr azeite
  • 15 gotas óleo essencial alfazema

Instruções

  1. Pôr todos os óleos e manteigas, menos os óleos essenciais, numa taça que aguente calor e, pôr essa taça no microondas ou em banho-maria e deixar derreter.
  2. Tirar da panela e deixar a arrefecer à temperatura ambiente durante cerca de 1h-2h. Este passo é bastante importante pois vai ter influência na consistência final. Podes acelerar o processo e pôr a mistura no frigorífico.
  3. Adicionar os óleos essenciais.
  4. Com uma batedeira mexer até ficar com uma consistência cremosa. Isto vai demorar tempo! Eu estava com uma batedeira de mão e já estava a ficar cansada, o bonus é que se trabalha os músculos do braço! Se tiveres uma batedeira que bate sozinha, deixa-a a trabalhar enquanto fazes outras coisas, apenas indo vendo se está tudo a ficar uniforme.
  5. Quando tiver cremosa e grossa, espécie as natas do chantilly, significa que está pronta e é só guardar nos respetivos recipientes. Não precisas ter tanto cuidado como terias com natas ou claras, a consistência do creme irá-se manter mesmo depois de ficarem nos seus recipientes. Para recipientes, eu usei copos de iogurte de vidro que tinha em casa. Reutilizar tudo!

Aproveita este creme para nutrires a tua pele! Pode ficar num lugar fresco e fora da exposição solar por uns meses mas quando está calor o melhor é mesmo guardar o creme no frigorífico para garantir que a sua textura se mantém.

Notas

  • Se usares uma espátula para retirar o creme hidratante natural, ela vai durar mais tempo – basicamente sempre que usas os teus dedos para retirar creme estás a pôr bactérias no frasco. Isto é verdade para todos os cremes, não só este caseiro (fica a dica!).
  • Aconselho a ter atenção que nem todos os óleos essenciais podem ser usados na proporção que usei o de alfazema nesta receita. Há alguns que são mais fortes para o nosso corpo. Investiga para garantires que usar alguns óleos essenciais é seguro para o teu corpo. Se tens alguma condição especial ou estás grávida, investiga se podes ou não usar óleos essenciais pois alguns óleos essenciais provaram ser disruptores endócrinos. Se estás em dúvida, podes simplesmente não pôr óleos essenciais e continuas com um espectacular creme natural caseiro!

You may also like

Leave a Comment