3 Resoluções Lixo Zero para 2020

by Cath
0 comment

Eu podia dar mil resoluções de ano novo de desperdício zero, mas não o vou fazer.

Não há razão para ser mais uma publicação que te sobrecarga, tudo aquilo que deves ou não ser.

Além do mais, quero que isto sejam resoluções que vás adicionar à tua lista, não mais umas que dizes “este ano não”. Estas resoluções de ano novo tornar-te-ão mais sustentável a partir de hoje.

Vamos brindar a um ano mais sustentável. Põe estas resoluções na tua lista e cria hábitos para te tornares uma pessoa que gera menos desperdício.

Resoluções Lixo Zero

Zero Waste Resolutions

1. Reduzir desperdício alimentar

Reduzir o teu desperdício alimentar é uma das melhores formas de reduzires o teu impacto. E uma das coisas que não precisas de outros para o fazer. Não é preciso que as empresas mudem, que mudem as suas embalagens para tu reduzires o teu desperdício alimentar. Começa tudo na tua cozinha e não há ninguém a impedir-te de o fazer.

O desperdício alimentar ao decompor no aterro liberta metano, um gás de estufa mais potente que o dióxido de carbono.

Neste momento, não há uma infraestrutura para conseguir compostar todo o desperdício alimentar que produzimos.

Por essa razão, reduzir o teu desperdício alimentar é muito importante. Não tão glamoroso como comprar palhinhas fofas reutilizáveis mas muito mais importante.

Vê o meu guia completo de como reduzir desperdício alimentar.

2. Reutilizar tudo

Vamos falar sobre sacos de compras.

Em muitos países no mundo, as pessoas são agora obrigadas a pagar para ter sacos de compras de plástico. Isto é bom porque faz com que se reutilize os sacos de compras em vez de se levar novos sempre que se vai às compras.

O problema é que os sacos de plástico de fruta e legumes continuam a ser gratuitos e muitos põem na reciclagem logo depois de os usar.

Primeiro do que tudo, se tens a possibilidade monetária ou se quiseres fazer os teus próprios sacos de fruta e legumes reutilizáveis, começa a usar sacos reutilizáveis. Se não tens essa possibilidade, reutiliza os teus sacos de fruta e legumes até que já não possam chamar um saco.

Eu estou a dar o exemplo dos sacos mas isto é verdadeiro para tudo.

Reutiliza TUDO.

O grande problema também disto das alterações climáticas é que estamos cada vez mais habituados a esta cultura em que tudo é descartável e de só usar algo uma vez.

Reutiliza o saco de plástico, reutiliza o frasco de vidro para guardar compota, reutiliza a embalagem de gelado para congelar comida, reutiliza as tuas decorações de natal em vez de comprar novas todos os anos.

3. Comprar local

Quanto da tua dieta é produzida localmente?

Talvez não tanto como deveria. Sempre que escolhes comer algo que é produzida longe de ti, estás a adicionar mais uma variável ao impacto da comida que acabaste de comprar: transporte.

Claro que não podes começar a comprar tudo localmente mas podes fazer mudanças.

Se puderes, vai ao mercado em vez de ir ao supermercado.

Compra de negócios locais em vez de marcas grandes. Estes pequenos negócios cada vez se vêem menos, porque não apoiá-los da melhor maneira que podes?

Compra prendas de empresas locais, não apenas porque provavelmente vais ter prendas únicas que acabam sempre por ser diferentes as que compras nas grandes lojas, mas também é uma forma de mostrar que este tipo de negócios existe aos teus entes queridos.

Vota com o teu dinheiro. Estás a apoiar a economia local e a reduzir a tua pegada ecológica ao mesmo tempo.

Resoluções Lixo Zero para os Perfeccionistas

Não estás feliz com esta lista, pensas que é pouco com a quantidade de problemas que vês todos os dias.

Eu percebo. Tenho a tendência de ser também essa pessoa, ou é tudo ou não é nada.

Mas estas mudanças são ENORMES e não fáceis de fazer.

Não há necessidade de tentar ser perfeitos, qualquer passo que dês é um passo para um planeta melhor,

Nós todos sabemos que queremos mudar tudo de repente mas é impossível de o fazer. Foca-te em melhorar e não na perfeição. Ou então em Março, já desististe destes objetivos.

As tuas ações têm demasiado impacto para deixares o teu ser perfeccionista ganhar.

Isto são as minhas dicas para ti, diz-me nos comentários o que vais adicionar à tua lista e vai-me mantendo actualizada do teu progresso durante o ano.

You may also like

Leave a Comment