Desperdício Zero em Viagem: O que Levar

by Cath
0 comment

Começaste a viver com menos desperdício no teu dia-a-dia. Estás contente onde chegaste nesta caminhada de desperdício zero.

Mas agora vais viajar e receias que tudo o que tens feito vai esmorecer e não consigas conciliar este teu novo estilo de vida.

É claro que é mais fácil ser mais sustentável quando tens a tua rotina. Ao viajar, há muito mais variáveis que são impossíveis de controlar. Vão acontecer situações e vais apenas reagir, não tempo para planear.

Mas isso é uma viagem normal e apesar de tudo, tenho aqui algumas coisas que considero serem essenciais para reduzir o teu desperdício enquanto viajas.

A verdade é que viajar sem desperdício é impossível, tal como ser desperdício zero é impossível.

Frases úteis para aprender antes de ir

Se vais para outro país onde não conheces a língua, será ainda mais difícil reduzir o teu desperdício. Assim, podes aprender algumas frases para que pelo menos entendam as tuas intenções. Podem não as perceber caso não seja normal no país que visitas, mas irão pelo menos entender as palavras.

Aqui estão algumas frases que podem ser úteis para conseguires usar mais vezes o teu kit de viagem de desperdício zero.

  • Não preciso de um copo
  • Não preciso de talheres
  • Eu trouxe (copo/saco/etc)
  • Encha neste copo por favor
  • Eu trouxe o meu próprio guardanapo
  • Não traga palhinha

Estas frases são úteis para reduzir o teu plástico e outros artigos descartáveis, por isso aprende-as. Tem também a vantagem que toda a gente gosta de ouvir um turista a tentar falar a sua língua por isso serás compensado com um sorriso.

O que levar para seres mais desperdício zero na tua viagem

Garrafa de água reutilizável

reusable water bottle

Em muitos países, a água da torneira é boa para beber.

Até há muitos que têm fontes com água potável onde podes encher a tua garrafa de água. Assim é possível minimizar a quantidade de plástico que usas em viagem porque não precisas de comprar água engarrefada.

Agora até maior parte dos aeroportos têm dispensadores de água, traz a tua garrafa de água vazia para passar no controlo de segurança e enche-a enquanto esperas pelo embarque. Não só estás a ajudar o planeta como também poupas dinheiro porque a água engarrafa é muito cara nos aeroportos.

Dito isto, também tenho de avisar que nem sempre é possível beber água da torneira, há muitos países em que a água da torneira não é potável e por isso terás que comprar água engarrafada. Podes trazer a garrafa na mesma porque assim compras garrafas mais pequenas ou garrafões para que pelo menos reduzas um bocadinho o teu consumo de plástico.

Eu sei que queres fazer o máximo para não usar plástico, mas foca-te na tua saúde primeiro. Investiga exaustivamente se a água é potável para onde vais. Não queres passar as tuas férias todas na casa de banho ou pior: no hospital.

Copo reutilizável

reusable cup, utensil kit, napkin

Trazer um copo reutilizável pode ser útil para reduzir o desperdício em viagem. Eu não bebo café mas decidi comprar um copo colapsável reutilizável antes da minha viagem ao Perú e foi bastante importante para reduzir o meu desperdício.

Devido à altitude, bebemos várias vezes ao dia chá de coca e só por ter trazido este copo consegui reduzir a quantidade de copos descartáveis que usei durante a viagem.

Decidi-me também por um copo colapsável porque achei que era muito mais provável levá-lo para todo o lado porque não ocupa muito espaço. E a verdade é que acabou por andar sempre comigo.

Como eu gosto de andar com a máquina fotográfica e odeio andar carregada, não me importei de andar com isto porque é leve e ocupa pouco espaço. Por isso decidi-me por um copo de silicone reutilizável.

Para além de chá e café, este copo reutilizável pode ser útil para qualquer coisa que necessite de um pequeno recipiente. Por exemplo, iogurtes, batidos ou gelados.

Recipiente de comida

Um recipiente para guardar comida é especialmente importante se quiseres levar as sobras da tua refeição dos restaurantes.

Embora um copo reutilizável possa ser útil, para coisas maiores, irás precisar de um recipiente maior.

Eu não costumo trazer isto nas minhas viagens porque como demasiado ahaha mas traz isto caso não consigas comer a dose que os restaurantes servem. Menos desperdício alimentar e menos dinheiro gasto em viagem porque a próxima refeição é de graça!

Kit de talheres

Se vais comer muita comida de rua e sabes que te vão dar muitos talheres descartáveis, podes trazer o teu próximo kit de talheres.

Um kit de talheres é normalmente constituído por um pequeno conjunto de talheres, ou podes substituir a colher e o garfo por um “spork” que no fundo é um garfo e colher combinados. No kit normalmente tem também uma palhinha reutilizável. Se vais para um país em que se come normalmente com pauzinhos, traz também no teu kit.

Eu sou fan de usar talheres verdadeiros em vez de usar talheres de bamboo.

Porque comprar talheres de bamboo quando tens já talheres em casa? Desperdício zero não é para comprares tudo o que é feito de bamboo (nem é sustentável isso), é para reduzir o teu desperdício. Eu sei que os de bamboo são mais fofos, mas não precisas deles.

As coisas mais “desperdício zero” são as coisas que já tens em tua casa.

Acabei de dizer isto tudo, mas em Marrakesh confiscaram o garfo de uma amiga minha ao passar no security check (e que passou no Porto), por isso tem apenas isso em atenção, trazer talheres que possam não ser vistos como perigosos ou informa-te de antemão.

Se não usas normalmente palhinhas, não tragas uma palhinha no kit. Tem apenas em atenção que se fores no Verão talvez te vá agradar beber um sumo de frutas fresco na praia ou então beber um cocktail, ambos costumam ser servidos com palhinha. Mas a verdade é que basta pedires que não venha palhinha quando fazes o teu pedido – claro que se tiveres algum tipo de doença em que necessites da palhinha não a recuses!

Guardanapo de tecido

Completed cloth napkins
Podes evitar guardanapos descartáveis em viagem para ser mais desperdício zero. É um pouco mais difícil fazer isto em viagem porque podes não ter oportunidade de os lavar, por isso deixo duas alternativas para ti:

  1. Traz guardanapos muito finos (tecido mais parecido com lenços) – Cerca de 2 ou 3 para uma viagem de 2 semanas – podes lavá-los e usar sabão de banho ou das mãos para os lavar para que sequem durante a noite.
  2. Usa guardanapos de papel mas reutiliza-os. Imagina: vais a um restaurante, dão-te um guardanapo de papel, não o sujaste muito, talvez o consigas usar outra vez. Por isso, no próximo restaurante, recusas o guardanapo de papel e usas o anterior. Se podes usar algo que é descartável mais que uma vez, já é uma vitória.

Lenço de tecido

Traz um lenço de tecido para limpares as mãos ao usar casas de banho públicas ou para assoares o nariz. Algo tão simples e não ocupa muito espaço na mala.

Caso tenhas tendência para alergias ou outros problemas que influenciam muito o teu nariz, traz mais para que os possas lavar durante a viagem.

Sacos de compras e fruta/legumes reutilizáveis

Mesmo que comas maioritariamente fora durante a tua viagem, aposto que vais pelo menos uma vez ao supermercado ou comprar fruta num mercado local.

Na verdade, uma das minhas coisas favoritas a fazer numa viagem é visitar o supermercado e os mercadinhos, há sempre algo que é vendido lá que nunca se vê em Portugal.

Quando estive na Guatemala, comprei um monte de coisas interessantes que vi num supermercado guatemalteco.

Se tens a certeza que não irás ao supermercado, não tragas os sacos reutilizáveis de fruta e legumes mas traz pelo menos um saco de compras para levar qualquer lembrança que estás a pensar comprar. Os vendedores vão logo querer oferecer um saco, se tiveres um contigo, podes recusá-lo.

E se és grande fan de pão como eu, podes sempre trazer o teu saco de pão.

Nem sempre acabo por usar o meu saco de pão nas minhas viagens, mas levo-o sempre. Não ocupa muito espaço na mala e às vezes sabe mesmo bem comer um pão simples para o jantar e não preciso de usar um saco descartável para o comprar. Para além disso, toda a gente comenta quão bonito é o meu saquinho de pão, é uma boa forma de fazer conversa.

Produtos de higiene feminina reutilizáveis

menstrual cup
Se és mulher e sabes que vais ter o período na tua viagem, traz os teus produtos de higiene feminina reutilizáveis contigo.

Se usas copo menstrual como eu, traz-lo!

Ou podes sempre trazer os teus pensos reutilizáveis, lavá-los com sabonete para as mãos e deixá-los secar. Quando chegares a casa podes pô-los na máquina e lavá-los como deve ser.

Tenta sempre usar o teu kit de viagem desperdício zero mas não deixes que isso estrague a tua viagem

Lembra-te que não podes ser perfeito. Se já viajaste antes, sabes quantas coisas inesperadas acontecem mesmo depois de tanto planeamento. Avalia o teu estilo de viajar, o que costumas fazer, onde podes ser mais sustentável e começa a tua preparação por aí.

Reduzir o teu desperdício é ainda mais difícil quando estamos a viajar por isso sê gentil para ti mesmo. Eu comprei montes de água engarrafa no Perú e não me arrependo, eu sei que a água não era potável, porque haveria de arriscar?

Mostrei nesta publicação algum dos meus artigos essenciais para uma viagem com menos desperdício, mas vê o que funciona ou não para ti. No início, trazia apenas a minha garrafa de água reutilizável, agora trago tudo desta lista menos o recipiente para comida.

É uma caminhada, não precisas de mudar radicalmente para a tua próxima viagem.

You may also like

Leave a Comment