Como Fazer um Saco de Pão (com uma camisa de homem velha!)

by Cath
0 comment

Há mudanças difíceis de fazer quando estamos a reduzir o nosso desperdício.

Mas nem tudo tem de ser difícil.

Uma das coisas mais fáceis de fazer é usar sacos de fruta e legumes reutilizáveis e um saco de pão de pano. Ambos são muito leves para andar sempre connosco e para além de ser preciso lembrar para andarem connosco na mala, não causam muitos atritos na rotina.

Porquê usar um saco de pão reutilizável

Guardar pão em plástico, boa ou má ideia?

Guardar pão em plástico não é uma boa solução, a humidade fica toda dentro do saco e em vez de deixar o pão fresco, acaba por ficar mole.

Se guardares o pão num saco de pano, deixa que ar suficiente entre mas protege o suficiente para não deixar secá-lo tão rápido quando deixar em cima da bancada sem nada.

Congelar pão sem plástico

bread bag with bread inside and scrunched up

No entanto, se queres fazer com que o teu pão fresco dure mais tempo, congelá-lo é a melhor forma de guardar o pão e preservar o seu sabor.

Congela quando ainda está bem fresquinho e descongela no microondas. É muito melhor do que deixá-lo cá fora.

Sim, eu congelo pão nos meus sacos de pano. Não é preciso congelar em plástico. Por vezes, congelo num saco de papel também e vou reutilizando esse saco até romper.

Mudança simples para ajudar o planeta

Como disse acima, trazer o teu saco de pão em vez de aceitar o saco de plástico de papel ou plástico que dão na padaria, é uma mudança simples de reduzir o teu desperdício.

Para além disso, vais receber elogios a próxima vez que fores comprar pão, ao mostrar o teu lindo saco de pano novo.

Já recebi elogios em vários pontos do país e mesmo no Chile ao usar o meu saco de pano fofinho, a verdade é que acaba por motivar muito mais uma pessoa. O meu saco de pano é muito mais colorido do que aquele que estou a mostrar hoje visto que fiz este saco para o meu namorado e ele gosta de cores discretas.

Usar materiais reciclados para fazer um saco de pão

Eu sou uma grande fan de usar o que já temos. O meu pai estraga as suas camisas no colarinho por isso aproveito o tecido da camisa em vez de o desperdiçar.

Assim, o saco de pano é ainda mais amigo do ambiente porque não estou a usar materiais novos (vá, fora a linha!)

Visto que as camisas de homem são feitas de algodão, torna-as boas candidatas para sacos de pão. Algodão é o tecido perfeito para fazer estes sacos de pão reutilizáveis porque esta fibra deixa o pão respirar.

Se tiveres oportunidade, usa tecido de camisas que ias deitar para o lixo em vez de comprar tecidos novos. Algodão ou linho são ambos tecidos bons para fazer este saco de pano.

E porque não dar sacos de pão como prendas?

Já imaginaste em vez de dar coisas que as pessoas não vão usar, dar sacos de pão reutilizáveis como prenda?

Fazer pão caseiro e como embrulho, um saco de pano.

Eu adoraria receber esta prenda, é uma prenda atenciosa e tanto o pão como o saco podem ser personalizados à medida de cada recipiente da prenda.

reusable bread bag with bread inside peaking

Como fazer um saco de pão reutilizável

Agora que sabes tudo sobre sacos de pão reutilizáveis, vou mostrar-te como podes fazer um.

Materiais

  • Máquina de Costura
  • Linha
  • 1 Camisa de Homem velha

Instruções

Cortar

1. Cortar uma camisa de homem para ter dois rectângulos do mesmo tamanho. Se não tens tecido suficiente, cortar retângulos mais pequenos e cosê-los juntos para formar o rectângulo.

Deves ter reparado que não dei medidas específicas – isto foi de propósito porque podes querer um saco de pão maior ou mais pequeno ao que eu fiz. Para referência os meus rectângulos tinham 50×30 cm (20×12 polegadas) cada.

2. Cortar o viés da camisa que está à volta do tecido da camisa, isto será o cordão do saco. Pode-se usar uma fita ou outro material mas decidi usar a camisa para não ter outros extras sem ser a camisa.

Convém manter fino para garantir que o saco de pano não fique mais pesado que deva, principalmente se compras pão ao peso. Irás ficar com algo assim:
bias from men shirt cut
Depois de tudo cortado, já podes pegar na máquina de costura.

Costurar

1. Fazer o ponto zig zag à volta de cada rectângulo. Isto chama-se chulear e irá evitar que o tecido se desfie. É um pouco aborrecido de fazer mas é um passo muito importante.
zig zag edges
2. Alinhar os rectângulos frente com frente. A partir do topo, coser à volta deixando uma folga de 0.6cm (1/4inch). Parar 5cm (2 inches) do topo no lado direito e esquerdo do trabalho.
diagram showing where to sew
3. Tombar as costuras.
4. Em cada lado, virar os 5cm (2inches) que não se costurou, para dentro e usar um ferro de engomar para tombar.
showing pressed seam
5. Costurar à volta desta costura para garantir que fica no lugar.
6. Dobrar o topo para que fique alinhada com estas costuras novas deixando uma folga de 0.6inch (1/4inch). Tombar.
7. Coser à volta, acabaste de fazer de fazer o invólucro.
8. Usa um alfinete de dama para segurar a fita. Com o alfinete, passa por dentro do invólucro, até ao outro lado e ata as duas pontas.
safety pin holding the string leaving the casing

E aqui tens, um saco de pão reutilizável para levar sempre que fores comprar pão. Não foi difícil pois não?

Vamos lá, faz o teu saco de pão reutilizável!

You may also like

Leave a Comment