O Que Fazer Com Fruta Madura (Que Não Quer Estragar!)

by Cath

Adoro fruta mas infelizmente a fruta fica muito madura rapidamente, especialmente quando se vive num apartamento pequeno em que apenas a posso guardar na minha pequena cozinha que acaba por estar bastante quente pois cozinho imenso.

Tenho sorte de ser viciada em fruta e normalmente como-a antes de se estragar mas claro que, por vezes, acaba por haver fruta demasiado madura na bancada que quero evitar estragar.

Já sabes quão importante para mim é reduzir o meu desperdício alimentar, por isso, ao longo dos anos, tenho arranjado bastante formas de usar esta fruta que está quase a ficar má mas que ainda dá para salvar.

Hoje partilho todas as dicas que aprendi até agora com o que fazer com esta fruta madura.

Comer!

A resposta mais simples pode ser a acertada. Muitas vezes esta fruta mais madura ainda dá para comer!

Juntar ao iogurte/papas de aveia

Um iogurte simples ou papas de aveia simples são bons mas é muito melhor quando tem um gostinho doce.

Porque não tornar a fruta em puré com um garfo e juntar ao iogurte ou às papas de aveia? Como a fruta está tão madura vai estar bastante doce e é uma boa forma de adoçar naturalmente o lanche.

Congelar para usar mais tarde

Para congelar fruta, basta lavá-la e depois congelá-la. Não há grandes truques.

Para as bananas, pode-se congelar com a casca mas eu prefiro cortá-las em 2/3 pedaços e congelar.

Ou em vez de congelar pedaços de fruta, pode-se também tornar em puré e congelar em couvetes de gelo, assim fica-se com uns cubos de fruta para adicionar a batidos e outras receitas.

Fazer um batido

Os batidos são ótimos como pequeno-almoço, adicionar uma fruta bem madura com vegetais, algumas sementes, água ou leite e está uma refeição nutritiva para levar.

Pode-se também congelar batidos já prontos em frascos de vidro e ter um pequeno-almoço saudável sem acordar 1h mais cedo. Os batidos duram cerca de 2 meses no congelador.

Fazer sumo de fruta

Sumos de fruta para acompanhar as refeições ou para lanches, para adultos e crianças! Podem-se adoçar com mel ou xarope de ácer mas a verdade é que já ficam doces com fruta.

Os sumos de fruta também podem ser congelados mas como têm muita água, perdem mais rapidamente o seu sabor no congelador que os batidos. Duram cerca de 1 mês no congelador.

Fazer gelado

Para fazer gelado, não é preciso fruta perfeita, é preciso fruta doce!

Faz o teu gelado favorito com fruta madura para um doce bom e a reduzir desperdício alimentar ao mesmo tempo. Tens agora uma desculpa para comer gelado, não tens que agradecer!

Fazer sobremesas

banana bread

Tantas sobremesas boas que se podem fazer com esta fruta madura!

Aqui estão algumas ideias para sobremesas que não precisam de uma fruta bonita:

  • Crumble
  • Bolo (por exemplo, bolo de maçã)
  • Baking, so much potential to use all those overripe fruits!
  • Cobbler
  • Tarte
  • Galette de fruta

Para além disso, tanto o puré de pêra como o de maçã são bons substitutos para a manteiga em várias receitas.

Cortar algumas calorias ao fazer bolos e reduzir desperdício alimentar? Precisas de mais?

Fazer geleia

Geleia é algo muito fácil de fazer e dura bastante tempo. Basta adicionar açúcar e deixar cozinhar até ficar bem espesso.

A geleia pode ser usada em bolachas caseiras ou na clássica torrada de pequeno-almoço.

A geleia faz também uma boa prenda sem desperdício para dar aos amigos e família. Prefiro dar prendas que podem ser usadas até ao fim do que comprar algo que se calhar fica esquecido na gaveta.

Fazer molho de carne

Por vezes, pratos de carne precisam de um molho para dar um toque especial ao prato e tornar a carne mais suculenta.

Morangos, mirtilos, cerejas, ananás, alperces e pêssegos são algumas das frutas que complementam muito bem pratos de carne. Para um molho doce e picante, podes adicionar um pouco de pimenta “cayenne” ou outra especiaria picante para tornar o molho picante.

Fazer molho para panquecas

Já que estamos a discutir molhos, e que tal usar a fruta madura para fazer um molho doce para as panquecas?

Eu sou uma grande fan de panquecas no fim-de-semana, há algo tão relaxante em ter tempo para fazer panquecas num Domingo preguiçoso e sem planos.

Adicionar às panquecas um pouco de molho com uma fruta fresca e frutos secos, que bom! Não há melhor forma de começar o dia.

Nem é preciso adicionar açúcar ao molho, basta adicionar um bocadinho de água e a fruta esmagada.

Este molho também seria bom para crepes e waffles.

Fazer tempero de salada

Há algo tão mágico num tempero de salada com um travo doce. Não sou grande fan de doces mas adoro sentir um toque ácido e doce ao mesmo tempo nas minhas saladas. A fruta madura é perfeita para isto.

Para fazer o tempero, basta esmagá-la, juntar azeite, umas ervas aromáticas frutas, bater e tens um tempero saboroso.

As bananas não são a melhor fruta para isto mas é possível fazer tempero de salada com outras frutas. Morangos, framboesas, pêras, laranjas, manga, são exemplos de frutas que ficam espectaculares num tempero de salada.

Desidratar

Por último mas não menos importante, vamos falar de desidratar fruta. Fruta desidratada dura cerca de 6 meses a 1 ano e é algo bom para ter no escritório. A fruta desidratada pode ser uma boa opção quando não há muito espaço no congelador e há muita fruta quase a estragar-se.

Há muitos sítios onde podes usar fruta muito madura, não há razão para a deitar fora.

Se ficas com fruta demasiado madura em casa com muita frequência, vê as tuas compras, estás a comprar demasiada fruta?

Eu por exemplo, quando recebo muita fruta dos meus pais e da mãe do Daniel, por vezes esqueço-me de planear as refeições em função a essa fruta. Ou por vezes compro fruta e esqueci-me que já tenho demasiada em casa. Acontece mas só temos de reparar quando acontece e mudar o nosso comportamento.

Pelo menos por agora, tens algumas ideias de como usar aquela fruta super madura que está na banca da cozinha.

Se usares alguma destas dicas, adoraria saber como correu!

 

You may also like

Leave a Comment