5 alimentos para congelar em couvetes de gelo

by Cath
0 comment

Congelar é uma das formas mais fáceis de conservar alimentos. Mas muitas vezes congelar é associado a ter uma arca enorme em casa.

Não é preciso ter um congelador grande ou uma arca para congelarmos alimentos.

Sabias que podes congelar algumas coisas em formas de gelo para não só evitar o desperdício de comida como também cozinhar algumas refeições mais rapidamente?

Quantas vezes é que deixaste estragar molho de tomate porque te esqueceste que o tinhas no frigorífico? Ou porque compraste uma quantidade demasiado grande e não consegues usar?

Congelar em cubos é a solução para todos estes problemas.

Como usar couvetes de gelo para congelar comida

Há duas formas de abordar isto, são complementares pois dependendo da situação, uma pode fazer mais sentido que a outra.

  • Encher uma couvete toda de uma vez logo ao abrir a embalagem
  • Usar para guardar pequenas sobras

Gosto bastante de fazer apenas um ou dois cubos para pequenos restinhos. São usados mais tarde para refeições mais pequenas ou como complementos na confeção.

Quando os cubos tiverem congelados, basta retirá-los da forma e pô-los num saco ou num frasco devidamente marcado para mais tarde usar. Se puseres num saco de plástico, quando os cubos acabarem, podes lavar o saco e reutilizá-lo.

O que congelar em formas de gelo

Molhos

frozen curry cubes

Cresci a ver a minha mãe a congelar o molho para a pizza em pequenos cubos, depois sempre que fazíamos pizza descongelávamos alguns cubos e tínhamos molho fresquinho para pizza sem muito trabalho.

Agora continuo a gostar de congelar molho de tomate, mas na verdade é possível congelar quase todos os molhos. Pesto, caril, pasta de tomate, todos esse tipo de molhos podem ser congelados com sucesso.

Ainda para mais podes fazer grandes quantidades e comer molhos caseiros durante semanas! É mais fácil comeres mais saudável se tiveres tudo em casa.

Estes cubos são bastante práticos para fazer refeições rápidas, por exemplo: adiciona 2 cubos de pesto a uma massa acabada de cozer só com um pouco de água e serve com tomates frescos, e tens aí um jantar delicioso feito em casa. Não há nada melhor que algo rápido de confecionar depois de um dia cansativo de trabalho.

Ervas aromáticas

As ervas aromáticas podem ser congeladas também em cubos! O truque é congelá-las em azeite, o azeite permite salvaguardar o sabor das ervas.

Para congelares as ervas aromáticas basta picar as ervas e pôr em cada cubo, depois cobrir com azeite e deixar congelar. Não te esqueças de usar também os talos, principalmente de ervas como os coentros, os talos têm imenso sabor e devem ser usados. Assim estás também a reduzir o desperdício na cozinha, menos uma coisa que é posta no lixo.

Podes também congelar em água mas pela minha experiência própria congelar em azeite retém melhor o seu sabor. Experimenta qual é a solução que mais te agrada.

Sumo de limão

Quantas vezes precisamos de um bocadinho de sumo de limão para adicionar a uma receita de um bolo ou num prato mas não temos?

Ter cubos de limão no congelador resolve este problema. Não só é uma boa forma de conservar a fartura de citrinos do Inverno como também maior parte das vezes nunca precisamos mais do que um ou dois cubos.

Dica extra: Podes fazer isto também com sumo de laranja! Ótimo para aqueles bolos de laranja e para adicionar a batidos.

Leite de coco

Estás a fazer caril e sobrou-te leite de coco? Não o deixes esquecido no frigorífico.

Congela-o logo de seguida e para a próxima vez que fizeres caril já tens o que usar.

Outra ótima maneira de usar estes cubos é adicioná-los ao teu batido favorito para um batido mais cremoso.

Caldo concentrado

Se fizeste um caldo saboroso podes deixá-lo apurar durante mais tempo para que reduza até que esteja bastante concentrado. Depois congelas nas couvetes de gelo e ficas quase como um caldo “Knorr” caseiro sem tantos químicos prejudiciais à saúde.

Aqui tens, 5 produtos que podes congelar em cubos e que te vão não só permitir evitar desperdício alimentar como preparar refeições mais rápidas.

Inventa!

Há muitas outras coisas que podem ser congeladas em cubos, é uma questão de experimentares e veres o que funciona melhor e o que funciona pior.

You may also like

Leave a Comment