10 Apps para Pedir Comida e Reduzir Desperdício Alimentar ao Mesmo Tempo

by Cath
0 comment

Todos os dias, comida boa está a ser posta no lixo.

É assustador saber que isto acontece quando ainda há tantas pessoas no mundo a morrer à fome.

Reduzir o desperdício alimentar é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para reverter a mudança climática. Se vires o site da Project Drawdown, podes ver o impacto que reduzir desperdício alimentar tem em reduzir as emissões de gases de estufa.

O lixo orgânico que acaba nos aterros liberta metano, um gás de estufa mais poderoso que o dióxido de carbono. Tudo o que possamos fazer para reduzir o que vai para lá faz a diferença.

Obviamente que o desperdício alimentar ocorre em todas as partes da cadeia alimentar, algumas temos mais poder que outras. Mas ainda assim, nos dias de hoje, votar com o teu dinheiro é a melhor forma de ver mudança. Apoia empresas que façam a redução de desperdício alimentar a sua prioridade e é provável que depois outros vão atrás. Porque dinheiro comanda.

No fim da cadeia alimentar, tu como consumidor, podes também reduzir o teu desperdício alimentar.

Uma das coisas que podes fazer é muito simples e só precisas de usar o teu telemóvel. Porque por muito que queiras reduzir o teu desperdício alimentar, às vezes estás demasiado cansado para fazer tudo.

Não queres cozinhar com cascas de cenoura ou fazer o teu próprio caldo de legumes com restos, queres contribuir para uma redução de desperdício alimentar no mundo mas ao mesmo tempo só queres pedir comida.

Pedir comida quando se quer ser desperdício zero – sim ou não?

Quando comecei esta caminhada, ficava sempre a sentir-me culpada quando ia ao takeaway. E digo já, eu não costumo pedir comida muitas vezes. Quando não quero cozinhar, prefiro comer comidas simples como pão com alguma coisa, mas às vezes dá-nos vontade não é? E eu sentia-me tão culpada quando se calhar pedia comida uma vez a cada 3 meses?

E por isso, quero já dizer: não interessa quão frequentemente pedes comida ou vais ao takeaway, nunca te culpabilizes por isso.

Tens as tuas razões, os teus problemas, não sejas duro contigo próprio. Eu sei quão stressada eu ficava e sei que não é saudável. Aceita e segue em frente.

OK, agora que já decidimos que vais pedir comida podemos passar ao próximo assunto. Pedir comida e reduzir desperdício alimentar ao mesmo tempo. Sim é possível!

Talvez não possas pedir comida do teu restaurante favorito, mas podes ver isto também como uma oportunidade de experimentar cafés e restaurantes que querem também reduzir o seu desperdício alimentar.

Quanto é que um restaurante costuma desperdiçar?

Não estou na indústria mas um estudo recente demonstrou que os restaurantes podem fazer lucro de £7 por cada £1 que invistam em reduzir o seu desperdício alimentar. Se podem fazer tanto lucro é porque há demasiado a ir para o lixo.

Não encontrei dados em relação ao desperdício alimentar feito nos restaurantes em Portugal, mas este estudo da Inglaterra já dá para pensar.

Felizmente, há cada vez mais restaurantes a ter consciência deste desperdício e a fazer mudanças. Motivos altruístas ou não, talvez mais com vontade de fazer mais lucro, não importa, o que importa é que menos comida está a ser desperdiçada.

Uma das pastelarias, ao pé de minha casa, reduz o preço dos bolos antes de fechar. Não só permite que pessoas com menos meios os possam comprar, como também reduz a quantidade de comida que põem no lixo.

Graças à tecnologia, há agora aplicações que te permitem comprar comida mais barata aos restaurantes antes de fechar.

Podes usar o teu telemóvel E reduzir desperdício alimentar, espectacular não? Ainda para mais, não precisas de fazer o jantar!

Estes estabelecimentos estão a reduzir desperdício alimentar e têm potenciais novos clientes a experimentar a sua comida.

Nós, como clientes, ficamos felizes por apoiar estes negócios locais e estas aplicações que nos permitem reduzir o desperdício alimentar – mesmo quando cansados.

Toda a gente fica feliz!

Aplicações para reduzir desperdício alimentar e ir buscar refeições prontas

people holding wine glasses with too good bags

Photo provided by Too Good to Go

Too Good To Go

Disponível em: Austria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Noruega, Polónia, Espanha, Suiça, Holanda, Inglaterra.

Em vários países pela Europa, Too Good To Go, tem como objetivo inspirar e empoderar todas as pessoas a tomar medidas contra o desperdício alimentar.

A app, disponível para iOs e Android, mostra estabelecimentos perto de ti para que possas encomendar e ir buscar a comida num período estipulado.

Tudo isto é a um preço muito inferior que o normal por isso podes comer comida dos teus sítios favoritos e poupar dinheiro ao mesmo tempo. Não podes escolher o que pedes, irão dar-te um saco surpresa que é dado pelo restaurante/café.

Fairmeals

Disponível em: Alemanha, Portugal.

FairMeals começou quando o fundador Christian Wimmler viu que ainda não havia uma solução para toda a comida que os restaurantes não vendiam até ao final do dia. Comn o objetivo de aumentar a sua faturação dos estabelecimentos e diminuir o desperdício alimentar, criou a FairMeals.

A app, apenas disponível para Android, mostra lojas perto de ti para que possas reservar a tua refeição.

Permite escolher-te qual a refeição que queres e o pagamento é feito apenas em loja. Não será preciso pagar na app.

Food for all

Disponível em: Estados Unidos: NYC e Boston.

A “Food for all” é uma startup dos Estados Unidos cuja missão é fazer boa comida acessível a todos, ao mesmo tempo evitando que refeições deliciosas acabem no lixo.

A app, disponível para iOs e Android, mostra establecimentos perto de ti para que possas encomendar e ir buscar a comida num período estipulado.

A comida tem sempre, pelo menos, 50% de desconto e terás de pagar diretamente na app. Terás que ir buscar a comida normalmente 1 hora antes de fechar, mas isso será especificado durante a encomenda.

No Food Wasted

Disponível em: Holanda.

“No food wasted”, criado na Holanda, querem ser uma solução contra o desperdício alimentar.

A app, disponível para iOs e Android, mostra estabelecimentos perto de ti para que possas encomendar e podes pagar diretamente na app ou usando iDeal.

Podes guardar os teus sítios favoritos e ser notificado sempre que eles tenham comida para dar.

hand holding phone with karma app open

Photo provided by Karma

Karma

Disponível em: Suécia, Inglaterra, França.

Karma é uma startup sueca fundada em Estocolmo em Novembro de 2016.

A missão da empresa é garantir que nenhuma comida boa é desperdiçada.

A app, disponível para iOs e Android, mostra estabelecimentos perto de ti para que possas encomendar e ir buscar a comida num período estipulado.

Saberás exatamente o que vais buscar, não será um saco surpresa.

A comida tem sempre, pelo menos, 50% de desconto e terás de pagar diretamente na app. Podes guardar os teus sítios favoritos e ser notificado sempre que eles tenham comida para dar.

Bring Me Home

Disponível em: Australia.

A missão do “Bring me Home” é fazer com que a comida a mais esteja acessível a todos.

A app, disponível para iOs e Android, mostra estabelecimentos perto de ti para que possas encomendar e podes pagar diretamente na app.

Podes guardar os teus sítios favoritos e ser notificado sempre que eles tenham comida para dar.

A vantagem desta aplicação é que durante o checkout, podes doar para as instituições de caridade com quem trabalham: OzHarvest e SecondBite, ambas com o objetivo de reduzir a fome ao ir buscar mais comida a estabelecimentos. Reduzir desperdício alimentar e ajudar pessoas necessitadas, é incrível não é?

YWaste

Disponível em: Australia, Nova Zelândia, Indonesia.

Y Waste é uma empresa social com o compromisso de reduzir a fome e o desperdício alimentar.

A app, disponível para iOs e Android, mostra establecimentos perto de ti para que possas encomendar e podes pagar diretamente na app.

Quando chegares à loja, mostras o recibo e quem te atender, irá confirmar na app que foste buscar a comida.

Reduce GO

Disponível em:Japão: Tokyo.

Reduce GO é uma plataforma para reduzir o excesso de comida nos restaurantes e supermercados.

A app, disponível para iOs e Android, mostra comida que está disponível para ir buscar, ordenando pela quantidade – os que estão primeiro significa que há mais quantidade deles.

Diferente de todas as outras aplicações até agora, a Reduce Go tem uma mensalidade mensal. Por 1,980 yen (sem IVA) por mês, podes ir buscar comida duas vezes por dia. Isto tem a vantagem de não ter de andar sempre a pagar quando queres encomendar algo, basta pagares o valor mensal e estás pronto para começar.

Nice To Eat You

Available in:Spain.

“Nice To Eat You” é uma plataforma para reduzir desperdício alimentar e pôr comida disponível a preços acessíveis.

É uma aplicação web, o que significa que se pode aceder a partir do browser em qualquer lado, não é necessário instalar no computador.

A comida tem sempre pelo menos 40% de desconto e o pagamento é feito diretamente na aplicação.

mulher a dar legumes

Foto dada pela OLIO

OLIO

Disponível em: Todo o Mundo!

Em último lugar, mas não menos importante, OLIO! Não é bem pedir comida mas achei que era demasiado importante para não mencionar.

A OLIO conecta pessoas perto que têm comida para doar. Podes registar os teus próprios anúncios caso tenhas comida que não vais conseguir usar. Algo bom para usar antes de ir de férias.

A empresa também tem voluntários para ir buscar doações dos restaurantes e registá-las na app para que as possas ir buscar.

O melhor disto tudo? É de graça. Desde que possas ir buscar, é teu.

A app está disponível para iOs, Android e dá também para usar no computador, que, para mim, é uma vantagem enorme.

Como está disponível em todo o lado, o que precisa são utilizadores. Se não vês ninguém onde moras a usar a app, porque não promovê-la aos teus amigos e família? Se espalhares a palavra conseguirás usar a app.

Muito parecida com esta, há a “Yo No Desperdicio”, em Espanha, com o mesmo objetivo de partilhar comida com pessoas perto de ti.

Não há nenhuma aplicação a funcionar perto de mim!

Infelizmente, as apps não estão disponíveis em todo o lado (a OLIO está!) mas se as pessoas tiverem interesse, as apps irão atrás. Partilha com o teu círculo mais próximo que estas aplicações existem e contacta as apps diretamente para saber se estariam interessados em participar na tua cidade.

Se não mostrares interesse, é mais difícil que eles tenham a percepção que há mercado na tua residência, por isso age!

Há alguma app que não mencionei?

Diz-me nos comentários abaixo se há alguma aplicação que não mencionei para que possa adicionar ao post.

Irei manter a publicação actualizada caso alguma destas aplicações seja descontinuada.

You may also like

Leave a Comment