Como organizar a casa com materiais reciclados

by Cath
0 comment

Organizar a casa não significa ir a correr comprar mais caixas. Eu sei que é divertido! Na verdade, eu desde sempre tive curiosidade em visitar aquelas “Container Stores” que há nos Estados Unidos.

Artigos descartáveis podem ser as tuas caixinhas de organização! Por muito que digas que não e que recuses muitos deles, alguns vão acabar em tua casa. E está tudo bem!

Mas podes organizar a tua casa DE GRAÇA e ao mesmo tempo reduzir a tua pegada ecológica.

Se estás a tentar ser mais “zero waste”, mais que qualquer outra coisa deves tentar dar uso ao que já tens, aquilo que já está na tua vida. Talvez consigas arranjar mais um uso para ele, e mesmo que seja apenas usado duas vezes é melhor do que ter sido apenas usado uma.

A minha mãe é uma das pessoas mais criativas que conheço e maior parte das caixas de organização que ela usa são recicladas. Ela costuma tornar coisas úteis. Algumas destas dicas que partilho na publicação, aprendi com ela.

Primeiro que tudo, rotula as caixas

Não te esqueças de rotular as coisas, especialmente se vão para caixas fechadas. Eu tenho papel de contacto de estilo lousa que comprei há anos e que ainda tenho bastante por isso estou a usar isso. Provavelmente tens algo desse género por aí também ou então podes usar tinta! Tenho a certeza que vais encontrar algo que não usas que podes usar para rotular estas caixas.

Como organizar a tua casa DE GRAÇA

Como organizar gavetas

gaveta de cómoda com soutiens, meias e cuecas
Caixas de sapatos são E-S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R-E-S!

Maior parte delas são o tamanho perfeito para usar em cómodas e podes usar estas caixas de sapatos para organizar. Mas a verdade é que qualquer caixa de cartão serve e até podes fazer divisórias com elas também.

A minha cómoda tem gavetas fundas e então tenho uma caixa para meias e outra para cuecas e duas para soutiens. Nunca ponho estas caixas com tampa porque considero chato para o dia-a-dia.

Como organizar material de artesanato

Outra vez as caixas de sapatos, são muito versáteis e podem ser decoradas e rotuladas uma por cada tipo de material. Ou uma caixa dedicada para um dos teus hobbies. Eu tenho uma esclusiva para material de tricô e outra para revistas que uso para scrapbooking.

Frascos de vidro também são úteis porque não são opacos então dá para ver o que está lá dentro. Eu tinha os meus lápis de cera num frasco de nutella. Podes usar estes frascos para guardar fitas, linhas, o limite é a tua imaginação!

Estamos na era digital mas ainda recebo correio de vez em quando. Se abrires o envelope cuidadosamente podes reutilizá-lo e usar para organizar materiais de scrapbooking. Usei-os muito para cortar letras de revistas para usar nas minhas colagens.

Enche uma gaveta de rolos de papel higiénico vazios virados para cima e usa cada compartimento para cada material.

Usa caixas de bolachas para guardar projetos. Cada um dos meus projetos de ponto de cruz está dentro de uma caixa de bolachas e todas as linhas que preciso para o projeto lá, assim é só pegar na caixa e começar a trabalhar.

Como organizar carregadores e fios

Usa rolos de papel higiénico vazios para cada um dos cabos e escreve a que pertence e guarda numa gaveta.

Como organizar cartões de memória e pens USB

Usa uma caixa estreita, como uma de caixa de pasta de dentes e corta uma das partes maiores e põe a caixa numa gaveta. Põe lá dentro as pens e já não tens de te preocupar andar à procura pela casa toda delas.

Como organizar a tua colecção de selos

Talvez pessoas muito apaixonadas pela filatelia irão dizer que estou a estragar estes selos mas eu faço isto apenas como hobby e não sou muito restrita em usar as ferramentas perfeitas.

Como usei envelopes reciclados para guardar material de colagens, também usei envelopes reciclados para guardar selos.

Para selos que tinha muitos duplicados, fiz pequenas gavetas feitas de caixas de fósforos e foi bastante divertido e deu para organizar tudo como deve ser.

Como organizar os documentos e o correio

Podes organizar os teus documentos fazendo pequenas pastas de caixas de cereais ou outro tipo de caixas de cartão.

Ou fazer um organizador de documentos com estas caixas também.

Para evitar correio por todo o lado, podes pôr uma caixa de cereais na entrada para ficares com tudo no mesmo sítio.

Como organizar a tua secretária

Faz um organizador de secretária com uma caixa de cereais, caixa de massa, qualquer caixa de cartão.

Como organizar clips e outras coisas pequenas

Caixa de ovos com clips e pilhas

Com uma caixa de ovos, podes organizar de melhor forma pequenas coisas que são úteis mas que raramente têm um sítio específico para elas. Eu pintei a minha de azul para a fazer mais bonita mas não precisas de pintar.

Como organizar maquilhagem

Guarda os pincéis de maquilhagem em frascos de vidro ou canecas partidas (canecas em que a pega partiu-se mas a caneca está ok – sim isso aconteceu-me, eu uso essa caneca para guardar as minhas pulseiras).

Guarda o resto da maquilhagem em caixas de cartão divididas (dividida também com cartão). Podes usar também caixas de telemóvel que costumam ser mais fortes e podem ser úteis para guardar algumas coisas.

Como organizar acessórios

Cintos em caixas de sapatos

Organizar acessórios mais pequenos

Elástico de cabelos, ganchos, laços, todos eles podem ser organizados com:

  • Qualquer recipiente de plástico – copos de sobremesa, recipientes com cotonetes (a minha mãe já os usa há anos lá em casa), recipientes de pastilhas elásticas, caixas de cremes, etc.
  • Pequenos frascos de vidro de doce
  • Caixas de ovos – em vez de andar à procura daquele anel especial, porque não ter apenas um espaço especificamente para ele? Basta pôr numa gaveta e organizar toda a bijutaria.

Organizar acessórios maiores

Retira a tampa de uma caixa de cartão, adiciona divisórias (o material vem da tampa) e põe cada um dos acessórios nas divisórias que criaste.

Eu usei isto para cintos, cachecóis e luvas e é muito bom. Eu neste momento tenho uma caixa com 4 seções: uma com fatos de banho e toucas, outra com luvas, outra com sacos de pano e outra com gorros.

Como organizar utensílios de cozinha

Pinta uma lata e usa para guardar utensílios de cozinha como colheres de pau e batedores de ovos.

Como organizar a despensa/congelador

Frascos de vidro são das melhores coisas para organizar a despensa. Podes pôr qualquer coisa lá, de arroz e farinha, tudo. Até é melhor para evitar que tenhas bichinhos na despensa pois está tudo selado sem nenhuma comida para eles.

Podes pintar cada uma das tampas com tinta segura para comida para que fiquem todos os frascos a condizer. Eu não me dou ao trabalho mas entendo se preferires alguma coisa mais bonita.

Também podes guardar frascos de especiarias e remover o rótulo e usar depois mais tarde quando na tua próxima compra a granel.

Podes também usar frascos de vidro para guardar comida no congelador, de comida congelada em cubos ou caldo de vegetais caseiro, qualquer coisa pode ser congelada nestes frascos.

Como organizar sacos de compras

Faz pequenos cestos de caixas de cartão e pendura-os atrás da porta da cozinha. Guarda sacos de papel e sacos de plástico para usares sempre que precisares. Mesmo recusando muitos sacos, ainda acabo por ficar com muitos cá em casa e dão jeito de vez em quando.

Como organizar brinquedos

Arranja uma caixa, tira a parte de cima e rotula o nome de cada filho. Envolve-os no processo, para que eles personalizem a sua própria caixa, eles vão adorar e talvez tenhas sorte e por terem ajudado a fazer a caixa, usam-a mais vezes.
Uma nota adicional, não muito relacionada com organização, mas apenas um aviso que algumas coisas têm tantos usos e não precisamos de tantos brinquedos: um dos meus brinquedos favoritos quando era pequenina era uma caixa de cartão que eu tinha feito, era uma registadora e tinha feito pequenas gavetas. Estava sempre a brincar com aquilo e eu é que a tinha feito toda colorida.

Como organizar a garagem

caixa de nivea com parafusos e pregos

Caixas de cartão e sapatos para organizar um pouco de tudo aqui nesta divisão.

Frascos de vidro para organizar pregos e pequenos artigos para que os possas encontrar rapidamente. A garagem dos meus pais está cheio deles, fica super bonito. Podes também usar latas, só precisarás de os rotular.

Se queres guardar tudo em gavetas, uma boa solução para ti é usar pequenos copos de iogurte e pô-los todos numa gaveta e assim ficas com um uma gaveta com espaço para organizar cada tipo de parafuso. Podes até elevar o nível, colando tudo para que fique uma estrutura estanque entre todos os copos de iogurte.

Baldes de plástico de iogurtes grandes ou assim, podem ser usados para guardar pequenos objectos que não são usados tantas vezes.
Eu não tenho uma garagem, mas guardo os meus parafusos e outras pequenas coisas numa caixa de creme, daqueles cremes da nivea (foto acima), não preciso de mais e tudo está onde deve estar.

Tudo isto, só com materiais reciclados!

Consegues imaginar a quantidade de coisas que estás a deitar para o lixo que podes organizar a casa? Tudo são possibilidades e só precisas de estar atento e aceitar que não precisas de comprar recipientes especiais para organizar a casa. Diverte-te a organizar a casa sem gastar dinheiro enquanto fazes mini projetos a transformar estes objectos.

You may also like

Leave a Comment