Vantagens e desvantagens do copo menstrual

by Cath
0 comment

Usar um copo menstrual foi uma das melhores decisões que fiz em idade adulta, é algo que me agradou tanto que até escrevi uma publicação a falar disso.

Parece drástico dizer “uma das melhores decisões que fiz em idade adulta” não é? Mas como mulher tenho o período todos os meses e todos os meses aquela semana era mais stressante por ter o período.

Agora que já passaram 5 anos, já não me vejo sem este copo menstrual. Melhorar uma semana da minha vida todos os meses é significativo, e sim usar copo menstrual melhorou muito a minha qualidade de vida.

No entanto, percebo que seja intimidante a ideia de um copo menstrual. Eu própria estive alguns meses a ponderar até ter finalmente comprado o meu copo.

Há ainda algum taboo a falar disso, “usas um copo menstrual, tens de ver e tocar o teu sangue? isso não é nojento?”, não não é.

Eu própria até há bem pouco tempo tentava não me meter muito nestas discussões, não sou uma pessoa que gosta de conflitos. Comecei recentemente, a promover isto e outras coisas em que acredito. Desmistificar estas crenças e falar destes taboos ajuda-me a sentir-me melhor comigo mesmo porque promovo coisas em que acredito. E, posso dizer, que uma grande amiga minha comprou um copo menstrual com base na minha recomendação, e isso deixou-me mesmo feliz, poder ajudá-la neste passo.

E quero ajudar mais mulheres a entenderem se o copo menstrual é a escolha certa, por isso partilho-te as vantagens e desvantagens de usar um copo menstrual para que possas decidir por ti mesma.

Vantagens do copo menstrual

Melhor para a saúde

Os tampões e pensos descartáveis estão cheios de químicos (alguns deles cancerígenos) que são prejudiciais para a nossa saúde.

Não há grandes estudos feitos em Portugal em relação a este tema (a verdade é que não interessa às empresas que vendem os produtos descartáveis) mas recentemente foi feito uma investigação em França, e foi produzido um documentário “Tampon, notre ennemi intime” muito interessante, em que encontraram vários componentes prejudiciais ao nosso corpo em tampões comercializados em França, alguns deles comercializados em Portugal como a O.B. e a Tampax. Na O.B. foram encontradas dioxinas, poluentes industriais, e na Tampax, resíduos halogenados, sub produtos ligados ao tratamento de matérias primas.

Todas estas substâncias, embora em quantidades muito reduzidas, têm um efeito cumulativo pelo uso repetido. Recomendo que vejas o documentário porque realmente tem muito mais detalhe do que aquilo que estou a escrever aqui.

Ao usar o copo menstrual, deixamos de expor o nosso corpo a estas substâncias tóxicas.

O copo menstrual é feito com silicone de grau cirúrgico de elevada qualidade, sem químicos ou BPA. Este silicone permite ser esterilizado para caso alguma bactéria se instale lá, desapareça depois da esterilização. Assim, o copo menstrual é melhor para a saúde da nossa vagina.

Melhor para o ambiente

Se falei dos químicos para o nosso corpo, esses químicos aplicam-se também ao nosso ambiente. Os tampões e pensos não são de nenhuma forma reciclados, vão para o aterro ou pior acabam das nossas praias e oceanos, de certeza que já viste tampões numa caminhada pela floresta ou pela praia. Diariamente, os químicos que estão nestes produtos de higiene feminina descartáveis são absorvidos pelo nosso solo e pelos nossos oceanos.

É triste mas é a realidade e o copo menstrual permite diminuir esta situação, não só daquilo que acaba para o aterro mas o impacto de produzir estes produtos todos os dias para serem usados durante algumas horas. Faz as contas: quantos pensos e/ou tampões usas todos os meses? Multiplica isso por 12 e depois outra vez por 10. Já é um número considerável certo? E estamos a falar de 10 anos, não de uma vida inteira.

Claro que fazer um copo menstrual tem um impacto, tudo tem, não quero negligenciar isso. Mas depois de fazer estas contas, como podemos dizer que um copo menstrual não é melhor a longo prazo para o ambiente?

Muda-se com menos frequência

É seguro usar o copo menstrual até 12h seguidas, algo que não é recomendado para os tampões por exemplo.

Nunca dormi muito descansada quando tinha o tampão, ficava paranóica de não poder dormir demasiado para o trocar, agora durmo com o copo sem quaisquer problemas. Não tenho hábito de dormir com o copo, costumo usar pensos reutilizáveis, mas sempre que vou viajar com os meus amigos, viajar com período deixou de ser problema pois não receio fugas nem me preocupo em não poder dormir tantas horas.

Tenho também a sorte de o copo, mesmo nos dias de maior fluxo, ser suficiente para o dia. Isso é algo que cada mulher é diferente e podes ou não precisar de trocar a meio do dia. É uma questão de experimentares nos primeiros tempos quanto tempo consegues estar com o copo sem precisar de o trocar.

Menos cheiros

É importante falar disto porque sendo eu cheirinhos, sempre fui muito consciente do meu cheiro e se isso era ou não perceptível para as pessoas.

Com o copo isto deixou de ser um problema, parece mesmo um dia normal sem período.

Ao retirar o copo há sempre um cheiro, às vezes mais suportável outras vezes menos mas depois de despejar o copo e de o lavar, deixa de ser um problema e nunca acabo por expor esse cheiro às outras pessoas.

Mais barato a longo prazo

No final das contas, comprar um copo menstrual torna-se muito mais económico. Volta a fazer as contas, agora com aquilo que gastas mensalmente em produtos de higiene femininos. Rapidamente vais ver que beneficia a tua carteira.

“Oh não, esqueci-me de comprar pensos/tampões”

Uma das coisas que mais odiava era chegar o meu período e não ter pensos ou tampões em casa para usar, lá tinha eu que ir ao supermercado comprar. Agora o copo menstrual está lá sempre, venha o meu período quando vier. É cómodo.

Mais conectada com o teu corpo

Nunca gostei de usar aqueles pensos que transformam o nosso período em cor azul, sempre achei estranho.

Apesar disso, o período sempre foi algo chato que tinha que ser tratado uma vez por mês. Agora que uso o meu copo menstrual sinto-me muito mais conectada com o meu corpo.

Ver o meu período num copinho faz-me entender melhor o meu fluxo, encher um tampão ou um penso não me permitia ter essa percepção. É incrível como agora que, ter o período é uma experiência harmoniosa e não disruptiva, aumentou o meu interesse nele, não é algo mau, é simplesmente o meu corpo e quero entendê-lo.

Desvantagens do copo menstrual

É caro

É mais barato a longo prazo mas tem um custo inicial significativo que nem todos podem tirar do seu orçamento familiar. Quando comprei o meu, tinha posses para o fazer mas mesmo assim hesitei bastante antes de fazer a compra, era bastante dinheiro! A minha Lunette custou-me 35€, esse dinheiro dá para muitas refeições.

Infelizmente isto não é suficientemente falado, comprar um copo menstrual é certamente algo que apenas nós mais privilegiados temos posses para comprar.

No entanto, acredito que, quanto mais se falar destas alternativas aos pensos e tampões, mais rapidamente se tornam acessíveis às pessoas.

Tempo de adaptação

Depois de perceberes qual é a melhor posição do copo dentro do teu corpo, pôr o copo vai ser fácil. No entanto, até lá, é preciso ir à descoberta.

Vê alguns videos e lê publicações online para entenderes melhor, mas mesmo assim todos os nossos corpos são diferentes e o que funciona para mim pode não funcionar para ti. É uma questão de experimentar até se sentires bem com o copo. Saberás que o copo menstrual foi inserido corretamente se não o sentires.

Inserir um copo menstrual tem uma curva de aprendizagem muito maior do que inserir um tampão daí ter inserido na lista de desvantagens. Deixo um conselho: não desistas logo no primeiro dia e começa a usar o copo num dia de maior fluxo pois é mais fácil de o inserir.

Evacuar

(Nunca pensei eu falar de evacuar online, mas é importante para vos dar a conhecer tudo o que aprendi nestes anos e sinto que pouca gente fala sobre isto.)

Ir à casa de banho com o copo pode ser desconfortável.

Nunca me caiu o copo ao fazer força na casa de banho mas muitas vezes receei que isso acontecesse. O que acontece com frequência é ter que reajustar o copo depois porque desceu um pouco e sinto-o (como eu disse acima, se não o sentires é porque está na posição certa).

Há sempre a possibilidade de tirar o copo antes ou segurá-lo com os dedos para garantir que não saía do canal vaginal. Tem cuidado principalmente se fazes alguma força para conseguir defecar.

Não é tão prático em casas de banho públicas

Outro ponto chato é despejar o copo em casas de banho públicas, normalmente o copo não pode ser lavado como o limparíamos em casa.

Raramente tive de despejar o copo em público, como disse o meu copo aguenta para o dia todo. Nas raras vezes em que aconteceu despejei o copo e inseri-o logo de novo. Esperei para chegar a casa para o limpar de forma adequada.

Outra alternativa seria limpá-lo com uma garrafa de água mas acho que numa casa de banho público seria caótico. Existem toalhitas também especialmente para esse efeito mas honestamente nunca as usei.

Para viagens de longa duração, e digo viagens de mais de 20h, não recomendo levar o copo, já o levei e despejei na sanita do avião mas depois de 32h e sem forma de conseguir limpá-lo como deve ser, torna-se pouco higiénico. Aqui talvez com as toalhinhas fosse possível. Algo a considerar numa próxima viagem. Mas falo disto em relação à viagem do avião, depois de estar no destino adoro usar o meu copo para uma viagem despreocupada!

Manutenção

Enquanto algo descartável, é tirar e pôr no lixo, o copo requer lavagem depois de cada uso e esterilização antes e depois de cada ciclo.

O copo menstrual é feito com silicone cirúrgico que não é um material chamariz de bactérias, mas alerto que é muito importante limpar bem o copo pois há sempre risco de infecções se não for limpo devidamente.

Não demora muito tempo fazer isto mas achei que era um ponto importante para adicionar às desvantagens porque não é aquele tira, põe no lixo.

O meu copo menstrual

Decidir qual é o copo menstrual certo não é fácil, é algo muito pessoal. Podes fazer a tua investigação para entender qual é o melhor para ti.

Eu recomendo o copo Lunette, é feito na Finlândia e de muito boa qualidade. Depois destes anos todos continua impecável. Foi um copo bastante fácil de usar para mim, mesmo nunca tendo usado um copo antes. Podes comprar online ou numa loja física, já há várias lojas de produtos naturais e mesmo farmácias que vendem copos menstruais. O copo também vem com um pequeno saquinho bonito para o guardares.

Que mais perguntas tens sobre o copo menstrual? Pergunta nos comentários!

You may also like

Leave a Comment