Valparaíso – Viagem de um dia de Santiago, Chile

by Cath
0 comment

Valparaíso é a cidade perfeita para quem está à procura de sair da cidade de Santiago por só um dia. É uma cidade cheia de street art e carácter. Valparaíso tem aquela imperfeição bonita, se isso faz sentido.

Existem duas formas de ir de Santiago para Valparaíso: ir com um tour ou completamente independente. Considero que os tours sejam uma boa opção para conhecer rapidamente a história de um sítio sem muita pesquisa ou então, porque não se sentem à vontade de ir sozinho.

Ir num tour

A primeira vez que visitei Valparaíso, fui sozinha e decidi marcar um tour na empresa tickettour. A empresa foi-me recomendada por alguns dos meus colegas e este tour em particular também vai a “Viña del Mar”, uma pequena cidade perto de Valparaíso. É uma cidade interessante, provavelmente melhor no Verão, mas se não têm muito tempo eu ignorava por completo esta cidade. Voltando ao tour: foi uma boa surpresa! Tinha expectativas baixas mas acabei por me divertir bastante, o guia era simpático e dava bastantes factos interessantes sobre o país e as cidades por onde passávamos, foi uma boa forma de me integrar mais com o Chile.

Coisas não tão boas ao fazer um tour? Tudo parece apressado e segue um horário muito restrito o que arruína um pouco a espontaneidade de viajar.

Atenção que o tour que estou a mencionar, costuma recomendar um restaurante chamado “Castillo del Mar” mas dão liberdade para escolher outros se quiserem. Eu e mais duas raparigas do Equador que estavam no tour, acabámos por ir lá. Ficámos todas desiludidas, também quisemos todas gastar pouco dinheiro mas pelos 13 000$ que gastei senti que foi um desperdício. Pedi lasanha de marisco que tinha mais molho do que marisco. Provavelmente se abrirem os cordões à bolsa, o restaurante é melhor, não consigo dizer. Mas por muito que tenha sido uma desilusão não se pode negar que tinha uma vista muito boa.

Ir de autocarro

A segunda vez que fui visitar Valparaíso, fui de autocarro. Se querem ter os vossos horários, ir de autocarro é uma boa ideia. Há imensos autocarros a toda a hora a ir para Valparaíso, é mesmo muito fácil deslocar-se.
Turbus é uma empresa que conecta todo o Chile e que faz rotas entre Santiago e Valparaíso. Esta acabou por ser a companhia que usámos sempre que fomos a algum lado, mas é capaz de haver outras. Os bilhetes podem ser comprados em Tobalaba e Universidad de Chile, há também possibilidade de comprar online mas reparei que quando mudas de pesos para outra moeda os preços inflacionam quando se paga com Paypal.

Quando chegarem lá, podem ir da estação até ao centro (ou o vosso destino) a pé ou de autocarro. Não tenho a certeza como funcionam os autocarros por lá porque acabámos por andar até à Plaza Sotomayor (cerca de 3km), foi uma boa forma de começar logo a conhecer Valparaíso.

Então, o que fazer em Valparaíso? Tenham atenção que indo num tour pode não dar oportunidade de visitar todas as coisas que vou falar.

Visitar La Sebastiana

Valparaíso - La Sebastiana - Entrance

Nunca li nada de Pablo Neruda, ainda não. Contudo La Sebastiana, o nome da sua casa em Valparaíso é super interessante e vale a pena visitar. Vão ficar encantados com a vista e de certeza que vão sonhar em viver numa casa assim! O preço do bilhete é 6 000$ e está incluído um guia auto-orientado. Gosto de compreender a história do lugar sem ter de fazer muitas pesquisas antes e estes aparelhos parecidos com walkie-talkie são bons para fazer isso!

Andar de Funicular

Valparaíso - Funicular

Valparaíso é uma cidade cheia de colinas, faz-me lembrar um pouco Wellington. Decidam qual a colina que querem visitar e vão de funicular até lá. Existem algumas opções e decidam simplesmente o que vos parecer mais atractivo! Um bilhete de ida custa 300$.

Aproveitar o almoço

Valparaíso - Lunch at La Concepción

Tenho de falar sobre este restaurante! Tivemos sorte por tê-lo escolhido porque estávamos com tanta fome e escolhemos o primeiro que nos apareceu à frente. Provavelmente há outros sítios melhores mas como só tive uma refeição em Valparaíso, só posso dar a minha opinião sobre este.
O restaurante chama-se “La Concepción”, a vista é brutal e comi um peixinho tenrinho com quinoa. Está no top 3 de toda a comida que comi no Chile. Paguei 16 000$ pelo prato e um sumo de morango, não é muito barato mas era delicioso e foi um almoço muito agradável.

Andar de barco (tour)

Valparaíso - Sea lions

Podem andar num barco de pescadores, a partir de Muelle Prat, e fazer um pequeno tour para ver a cidade de fora. O bilhete custa 2000$ que considero um preço justo. No final da viagem pedem uma gorjeta, não é obrigatória mas se gostaram do tour dar um pouco não custa nada. Têm oportunidade de ver leões-marinhos de perto, infelizmente na foto não mostra porque guardei a câmara a pensar que íamos avançar em frente, mas acabámos por ficar a cerca de um braço de distância das fotos, foi incrível. Os guias falam em Espanhol assim, nós portugueses acabamos por perceber sempre um pouco, se tiverem dificuldade em Espanhol aconselho irem nos bancos da frente para que se torne mais fácil compreender.

Explorar a street art da cidade

Valparaíso - Street Art

Por último, explorem a street art! Adoro este tipo de arte e fiquei admirada pela qualidade da arte e a sua enormidade. Tenham atenção às paredes que vão encontrar tesouros!

Não senti que Valparaíso fosse perigoso mas fui ambas as vezes com muitas pessoas (primeiro no tour, depois com os meus colegas de trabalho) por isso aconselho que tenham cuidado com os vossos pertences, especialmente se têm uma máquina fotográfica.

Já alguma vez visitaram Valparaíso? Se sim, o que gostaram mais de fazer lá?

You may also like

Leave a Comment