Preparar a semana na cozinha

by Cath
0 comment

Adoro cozinhar, mas às vezes cozinhar stressa-me. Não gosto particularmente de cozinhar durante a semana, por vezes (quase todos os dias ultimamente) não tenho muita paciência para estar na cozinha, quero aproveitar ao máximo as horas antes de ir dormir. Vai em marés na verdade, muitas vezes chego a casa super entusiasmada para poder experimentar uma receita nova, outras vezes acabo por fazer algo super simples para não passar muito tempo na cozinha.

A verdade é que este fim de semana passei imenso tempo na cozinha e adorei. Vou enumerar tudo o que fiz!

Sábado

  • Molho de tomate com tomates que estavam já muito moles para comer – para enlatar usei as dicas deste blog, nunca tentei enlatar molho de tomate, se funcionar vai ser muito bom visto que costumo congelar o molho de tomate e não há muito espaço no congelador.
  • Arroz com salmão para o almoço – fiz 4 refeições para dar para Segunda – costumo sempre fazer 4 refeições
  • Batata doce no forno para jantar

Domingo

  • Frango e legumes (couve-flor que comprei no Sábado, pimento vermelho e cenoura que estavam quase a estragar-se) salteados com molho de soja, acompanhados por arroz – também fiz 4 refeições
  • Super seedy granola bars – viram que na terceira semana do desafio despensa adorei esta receita por isso decidi fazer outra vez para os lanches da semana e faz com que eu gaste mais ingredientes que já estava a tentar gastar no desafio despensa!
  • Pão – foi o nosso jantar, usei a receita básica de no-knead bread, um pão que não precisa de ser amassado
  • O resto da couve flor do almoço, cozi-a para acompanhar o arroz com salmão visto que não havia legumes para acompanhar; as folhas foram congeladas para fazer sopa um dia destes
  • Iogurte – costumo sempre fazer ao Domingo para comer durante a semana
  • Sauerkraut – tinha a couve roxa da Fruta feia e queria há algum tempo experimentar fazer estes legumes fermentados, hoje foi o dia! Segui as instruções da Mama Eats Plants. Ontem comprei no Fleamarket Porto uns suportes para velas que fazem pesos perfeitos para fermentação, já usei um deles hoje!
  • Derreti rapadura – a rapadura que comprei há imenso tempo? Era um dos ingredientes que queria gastar no desafio despensa mas acabei por não ter oportunidade! Derreti e agora foi para o frigorifico para amanhã fazer bolachas porque hoje estou super cansada.

Com isto já temos dois almoços para levar para o trabalho, lanche para a semana toda, iogurte para o meu pequeno almoço e molho de tomate para um futuro muito próximo! Adoro ter as coisas todas preparadas no Domingo, nem sempre é possível mas permite-me não só comer melhor durante a semana como também ter a liberdade de não cozinhar se não me apetecer à noite. Como gosto de levar a marmita para o almoço se não tiver nada para comer tenho obrigatoriamente de fazer algo para o dia seguinte. Claro que por vezes vamos fora mas prefiro comer comida caseira.

Costumam preparar a comida para o resto da semana?

You may also like

Leave a Comment