Tratar de Pequenas Coisas Que Me Irritam

by Cath

É engraçado quanto nos podemos habituar a algo que não gostamos só porque necessita de uma ação nossa. Aquela gaveta que fecha mal, aquele soutien que nunca usamos porque é apertado… Acaba por se tornar normal, fica um hábito, forçar um bocadinho mais a gaveta, usar outros soutiens que não são apertados, a lista não é pequena. Aposto que não sou a única que acaba por deixar estas coisas andar e pouco a pouco começamos a sentir-nos insensíveis a isso.

Quando volto para casa depois de estar uns meses fora devido ao trabalho, volto a notar estas pequenas coisas porque me desabituei. Isso tem-me dado uma enorme perspectiva e acabo por limpar muita coisa logo que chego. No entanto quero melhorar ainda mais isso, quero que não seja algo esporádico mas algo que seja sempre constante. Se há algo que me irrita e que pode ser tratado logo, estou a tentar ganhar o hábito de agir logo de imediato. Nem sempre há tempo é verdade mas muito frequentemente é a preguiça que fala mais alto, não o tempo.

Alguns exemplos de mudanças que tenho tentado implementar:

Se uma meia está rota, coso-a antes de a vestir ou ponho-a no lixo

Socks - good and bad condition example
Por alguma razão, sempre tive o hábito de guardar meias, mesmo quando elas na verdade estão é prontas para ir para o lixo. Talvez seja a minha forma de querer aproveitar ao máximo as coisas, oh estas estão rotas mas posso usá-las em casa. Mas sabem o que acontece? Acabo por deixá-las sempre na gaveta e ficam esquecidas.
O que fiz para mudar? De manhã ao preparar-me se escolho umas meias que estão rotas, coso-as logo de seguida. Demora 5 minutos!! Estou a falar a sério, não pensem que não tenham tempo, é algo mesmo muito rápido. Se não sabem como coser meias, aconselho a verem uns videos no youtube num dia que tenham tempo, a partir daí não há desculpas!
Se as meias estão num estado muito mau, muitos desgastadas, cheias de buracos ponho-as no lixo. A verdade é que nós precisamos de pares de meias que dêem para usar em casa não de lixo acumulado.

Pequenas melhorias na casa

door coat hanger
Já há uns meses que as bolinhas do meu cabide de porta andavam sempre a sair…Estavam constantemente a passear pela casa e andar sempre a pô-las no sítio irritava-me um pouco. Com um bocadinho de cola branca dentro das bolinhas problemáticas e problema resolvido. Demorou 5 minutos! Claro que tinha cola branca em casa, o que facilitou o processo. Mas isto é um pequeno exemplo de como há pequenas melhorias que podem ser feitas rapidamente e que por alguma razão nós temos a tendência de adiar. Pensem um pouco, que coisas podem ser feitas nas vossas casas sem grande esforço mas com muita recompensa?

Ir à costureira para arranjar roupa

sewing machine
Fechos estragados, saias largas, soutiens apertados, quantas vezes deixamos essas peças de vestuário esquecidas no armário porque adiámos a ida à costureira ou sua doação? As minhas capacidades de costura são muito básicas e muitos dos arranjos que necessito, preciso de ajuda profissional. Até agora muitos destes arranjos acabavam por acumular porque acreditava que eu ia ter tempo para tratar deles mas a verdade é que nem sempre é possível. E às vezes é preciso reconhecer isso e gastar o dinheiro (se tiverem disponibilidade financeira), se não o fizer, ficam no armário esquecidas e a ocupar espaço.
Se há roupa que não serve e é cara ou complicada de arranjar, aconselho a dar a outra pessoa que precise. Muitas vezes podemos dar a algum familiar ou amigo mas por todo o país é possível dar roupa a pessoas mais necessitadas. Se a roupa não serve porque guardá-la?

Espero que isto tenha inspirado alguém! Aposto que ainda há muitas outras coisas que poderiam ser feitas, sugestões?

You may also like

Leave a Comment