Dicas para congelar refeições prontas (e descongelá-las corretamente!)

by Cath
0 comment

Ter refeições congeladas prontas a comer é uma boa ajuda para passar menos tempo na cozinha durante a semana. Decidir o que vamos comer para o jantar, com a preguiça e com o cansaço, pode levar-nos a fazer escolhas menos saudáveis que não nos orgulhamos.

Com refeições prontas congeladas não há decisão para fazer, é só descongelar.

Porquê congelar refeições?

Não te precisas de preocupar com o que comer

Embora eu adore cozinhar, durante a semana agrada-me não ter de me preocupar demasiado com o que vamos comer e ter refeições preparadas, sejam congeladas ou não, ajuda imenso ao meu bem-estar durante a semana. Nem sempre quero preparar estas refeições porque dá algum trabalho no Domingo, mas sou sempre recompensada e agradeço à minha eu passada por tê-lo feito.

Poupar dinheiro

Congelar refeições também ajuda a poupar mais dinheiro porque podemos aproveitar promoções e cozinhar logo tudo de uma vez. É incrível a quantidade de dinheiro que gastamos para comprar comida para desenrascar para o dia. Ao final do dia, quando estamos com fome e cansados não vamos estar tão preocupados com o preço (e se temos a possibilidade económica de não estar preocupado), queremos é comer e despachar-nos.

Ajuda a comer melhor em alturas mais ocupadas

Do mesmo modo, não queres cozinhar quando estás stressado com trabalho ou estás a fazer um curso part-time ao mesmo tempo que tens imensos compromissos. Há demasiadas coisas para te preocupares para pensares em cozinhar refeições caseiras.

Preparar refeições e congelá-las antes de ter um bebé é uma ótima ajuda para os primeiros tempos mais atribulados. Ou então se não vais ter um recém-nascido, mas tens amigos que tiveram um há pouco tempo, aposto que iriam adorar ter um conjunto de refeições prontas a congelar para terem mais tempo para descansar. É uma ótima prenda acredita! Um mimo que nem toda a gente se vai lembrar de dar e se calhar já têm roupa ou brinquedos a mais, porque não dar comida caseira?

E agora sem mais demoras, deixo aqui as minhas dicas para congelar refeições prontas.

Como congelar refeições caseiras

Escolher refeições que congelam bem

Há refeições que congelam melhor que outras e se queres fazer uma grande quantidade de refeições convém congelar refeições que vais gostar mesmo depois de serem descongeladas.

Massa à bolonhesa, lasanha, caril de legumes, canelones, sopa, arroz de pato, guisados, tudo isto são pratos que congelam muito bem. Podes congelar também sobras de carnes assadas, como frango, que depois dão para adicionar a uma refeição rápida, como uma massa com pesto e frango desfiado.

Tendo dito isto, se por acaso estiver quase a estragar algo e queiras congelar mas não tens a certeza se vai resultar, experimenta. Sou grande apologista de evitar o desperdício alimentar e embora possa não ficar tão bem uma refeição depois de congelar, também é só uma vez e acaba por ser uma boa lição para entenderes o que congela melhor ou pior.

Congelar em porções individuais

Para evitar desperdício alimentar, é importante congelar em porções individuais caso algum membro da família não coma, assim basta descongelar as porções necessárias para cada pessoa que vai comer. É também mais fácil organizar o congelador desta forma, recipientes individuais em vez de recipientes grandes.

Esta dica depende muito de como tu e as pessoas com quem vives se organizam. Deixo ao teu critério porque pode não fazer sentido para ti, principalmente se comem sempre juntos.

Deixar uma pequena folga nos recipientes

O pior que pode acontecer é rebentar com um tupperware de vidro no congelador, ninguém quer andar a limpar os cacos.

Para evitar isso, em alimentos líquidos, como por exemplo a sopa, convém ter cuidado e não encher até cima. Isto irá dar espaço para os líquidos se expandirem. Recomendo deixar uns 2-3 cm de espaço.

Arrefecer antes de pôr no congelador

Pôr refeições ainda quentes no congelador pode fazer com que o resto das coisas que estão no congelador aqueçam e descongelam. Isso não só vai alterar a textura e o sabor dos alimentos que estão congelados, como pode ser perigoso para a tua saúde pois não é recomendado descongelar e voltar a congelar alimentos.

O truque é pôr no frigorífico primeiro. Para a comida estar pronta para o frigorífico convém arrefecê-la um pouco. Podes pousar as refeições feitas numa base metálica para as panelas para deixar que o ar circule por baixo, fazendo com que mais rapidamente a comida arrefeça.

A comida não precisa de arrefecer muito, pode ainda estar um pouco quente quando vai para o frigorífico. Convém não deixar mais que 2 horas a arrefecer em temperatura ambiente para evitar a formação de bactérias nocivas para a saúde.

Depois do frigorífico e quando a refeição estiver completamente fria, está pronta para ir para o congelador.

Rotular cada refeição

Rotular as refeições com a data de congelação ajuda a organização do congelador pois sabes o que tens de gastar primeiro. Escreve também o que é em cada refeição que congeles para evitar que passado uns tempos olhes para aquilo e não saibas o que é.

Eu pessoalmente tenho um congelador pequenino e não escrevo nada porque acabo por usar tudo muito rapidamente e sei exatamente o que tenho. Mas caso tenhas um congelador grande ou mesmo uma arca, fazer isto acaba por ajudar muito a organização da comida congelada.

Como descongelar uma refeição congelada

Não é díficil descongelar uma refeição congelada, mas há duas formas de o fazer, a forma planeada ou a forma “preciso-de-comer-já”.

Podes ter começado o dia a pensar que ias chegar a casa cedo e cozinhar mas depois acabas por chegar tarde e cansado e só queres é mandar vir comida. Mas agora tens refeições no teu congelador e é só descongelá-las!

Ou então podes ter começado o dia a pensar, quero chegar a casa comer algo saboroso e rápido para depois ver alguns episódios da minha série favorita.

Explico-te dois métodos, o de descongelar de uma forma planeada e o de descongelar mais rápido.

Como descongelar uma refeição congelada sem pressas

Se sabes que vais comer aquela refeição no dia seguinte podes deixar de um dia para o outro a refeição a descongelar no frigorífico. Bactérias podem reproduzir-se se descongelares as refeições prontas à temperatura ambiente. Descongela no frigorifico para evitar que isso aconteça.

Como descongelar uma refeição congelada rápido

Se, inesperadamente, precisas de comer uma refeição congelada podes descongelá-la no microondas. Eu ponho no modo de descongelar até a comida me parecer toda descongelada (vou parando e mexendo para garantir que a comida descongela uniformemente) e depois quando está descongelada, aumento a temperatura para alta, pronta para aquecer e aqueço o tempo que achar necessário.

Não ponhas na temperatura alta sem descongelar
, a textura não fica agradável acredita. Sei que podes estar com pressa mas aqui compensa ser paciente.

A melhor forma de descongelar sopa

Para a sopa não se separar, o melhor é aquecê-la na panela sempre a mexer com uma vara de arames.

No entanto, com o método do microondas tenho tido bons resultados, não tão bons como aquecer a sopa na panela mas por vezes uma pessoa não se quer chatear muito. E o sabor está lá!

Experimenta!

Faz umas experiências com uma ou duas refeições e vê se gostas de comer a refeição depois de ter sido congelada. Depois disso, é só fazeres grandes quantidades de comida para poderes ter uma semana mais cómoda sem gastar mais dinheiro a comer fora de casa!

You may also like

Leave a Comment