Dia Nacional dos Centros Históricos – Workshop de Ilustração

by Cath

Dia Nacional dos Centros Históricos? Já vivo no Porto há 5 anos e ainda não tinha usufruído deste dia, é uma vergonha! Ou estava na Nova Zelândia, ou estava em casa dos meus pais, ou estava preguiçosa… Mas decidi que este ano não iria falhar! Foi na verdade este Sábado.

O que é o dia nacional dos centros históricos?

O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente em Março, foi criado em 28 de Março de 1993. Neste dia, os monumentos e outros espaços dos centros históricos estão abertos ao público, que os podem visitar gratuitamente, entrando em contacto com o passado destes locais.

Workshop em curso

Houve uma série de coisas a acontecer mas não fui muito ambiciosa. Idealmente teria ido também a uma visita guiada mas como soube disto muito em cima da hora acabei por não ir. Definitivamente algo a guardar para o ano que vem, embora saiba a história portuguesa, como não sou do Porto, muita história vinda especificamente daqui passou-me ao lado, muitas delas até duvido que tenham sido lecionadas pela minha professora de história do básico.

Um workshop que me saltou imediatamente à vista foi o workshop de ilustração e foi a esse que acabei por ir. Claro que eu, às vezes um bocadinho distraída, não me lembrei imediatamente que se é o dia nacional dos centros históricos, provavelmente o tema seria relacionado com esse dia. Claro que é! O objetivo era contar a história do Porto usando a ilustração.

Felizmente a professora, Karen Lacroix, foi muito paciente comigo e acabei por ter uma experiência espetacular, gostei imenso dela e fiquei curiosa com o seu trabalho. Acabei por fazer algo relacionado com o prato “Bacalhau à Gomes de Sá”, de comida entendo eu 🙂 e ainda por cima enquadrava-se no tema visto que foi um prato inventado no Porto por um comerciante, chamado José Luís Gomes de Sá Júnior, algo que desconhecia até então. Deixo-vos aqui algumas fotos do resultado final:

Resultado final - ilustração

Resultado final - ilustração

Resultado final - ilustração
Resultado final - ilustração

Em termos negativos, cheguei lá às 2 da tarde super preocupada de não haver vaga e só estava lá eu para participar. Quando saí, só estava lá mais uma pessoa, fiquei um pouco triste por não existirem mais pessoas a participar. Teve a chover intermitentemente no Sábado e isso não ajudou a chamar as pessoas suponho eu. Achei interessante haver workshops em vários cantos da cidade mas como estão todas espalhadas muitas pessoas acabam por não saber o que há, o que não há. Acho que estas workshops poderiam ter sido melhor divulgadas, eu própria fiquei a saber da existência das mesmas por mero acaso e a ler o folheto em PDF, acho que eventos separados no Facebook poderiam ser mais apelativos para as pessoas. Sou super apologista de se usar menos o Facebook (principalmente agora com esta polémica) mas a realidade é que em Portugal é a ferramenta mais usada para ver o que está a acontecer perto de nós, e até poderia chamar turistas se existisse, porque o folheto estava apenas em Português.

Workshop ilustração - eu e a professora

Durante o workshop de ilustração – Foto tirada por Porto Lazer

E como última nota, quero mencionar que embora eu todas as semanas vá passear para o centro da cidade, a verdade é que ter ido a este workshop, fez-me conhecer um ponto da cidade, o largo dos Colégios, um sítio que nunca tinha ido, por vezes é bom ver que, mesmo pensando eu que conheço bem a cidade, não a conheço nada. Continua a ter pérolas escondidas, prontas para serem apreciadas por nós.

Vista do largo dos colégios

Vocês tiveram oportunidade de participar nalguma das atividades? Digam-me o que acharam nos comentários! Para o ano quero muito fazer uma das visitas guiadas.

You may also like

Leave a Comment